Currículo

Seminários de Especialização SdE

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2022_2023 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Reconhecer, discutir e desenvolver conhecimentos em áreas específicas do treino de futebol. A1. Estruturar e operacionalizar planos de ação em áreas específicas do futebol, inseridos no contexto de treino e competição, e tendo em conta a informação contextual e sustentação científica existente. A2. Utilizar de forma autónoma instrumentos e metodologias de recolha e análise de dados, como fundamento para asdecisões técnicas a implementar. O desenvolvimento de competências estará adaptado aos seminários realizados, podendo abranger em parte ou na totalidade: Cp1. Participar de forma assertiva, com demonstração de elevada capacidade colaborativa nas relações interpessoais. Cp2. Integrar conhecimentos e aptidões em contextos reais de prática. Cp3. Utilizar a informação recolhida, ao nível da performance e/ou prevenção de lesões. Cp4. Integrar a evidência científica na tomada de decisões metodológicas e técnicas. Cp5. Desenvolver processos de planeamento e condução técnica.

Programa

a) Treino de Guarda-Redes 1. Modelos de formação 2. Perfil e fatores de rendimento 3. Etapas de Formação b) Deteção de Talentos 1.Talento desportivo 2. Avaliação de jogadores (variáveis e indicadores) 3. Recrutamento 3.1 Metodologias de análise e decisão 3.2 Desenvolvimento individual e coletivo c) Reabilitação de Jogadores 1. Estratégias de prevenção e monitorização 2. Relação entre patologia e processo de readaptação ao esforço 3. Integração no microciclo da equipa d) Comunicação no Futebol 1. Comunicação social, redes sociais e comentário desportivo 2. Comunicação dos clubes: marca, imagem e marketing 3. Comunicação do treinador 4. Gestão de crise e) Gestão de Equipas e Conflitos 1. Equipas (construção e caracterização) 2. Gestão de grupos e equipas 3. Conflitos (conceito e estratégias de resolução) f) Analista de Jogo 1. Relação com equipa técnica: tarefas e funções 2. Metodologias de observação e análise 3. Comunicação da observação 4. Integração da informação na periodização

Método de Avaliação

A UC encontra-se organizada em sessões teóricas e teórico-práticas. Cada seminário terá 14 horas de contacto, divididas neste tipo de sessões, devendo os alunos completar 3 seminários. O sistema de gestão da aprendizagem permitirá aos alunos aceder a todos os conteúdos transmitidos nas aulas. Predominam três tipos de práticas pedagógicas: a) expositiva e seminário/debate, b) simulação no papel de treinador,e c) master classes. A avaliação poderá ser contínua ou final. A avaliação contínua exige no mínimo 80% de assiduidade em cada seminário, e é composta por 2 dimensões em cada seminário: (i) conhecimentos (frequência – 50%); (ii) aptidões (tarefa – 50%). A aprovação implica classificação final não inferior a 9,5 valores, sendo esta a média das classificaçõe sem cada seminário; em cada seminário a obtenção de classificação igual/superior a 8,0 valores. A avaliação final (por exame) terá 2 dimensões: (i) conhecimentos (exame escrito –50%) e (ii) aptidões (exame prático/oral – 50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 126.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Soccer goalkeeper training: the comprehensive guide.: Englund, T., Pascarella, J. 2017 Meyer & Meyer Sport.
  • Talent identification and development programmes in sport: current models and future directions.: Vaeyens, R. et al. 2008 Sports Med. 38(9), 703-14.
  • Selection, de-selection, and progression in german football talent promotion.: Gulich, A. 2014 Eur J Sport Sci. 14(6),530-37.
  • Sports injury prevention and rehabilitation.: Joyce, D., Lewindon D. 2015 Taylor & Francis Ltd.
  • Social media and organizational communication.: Badea, M. 2014 Pro-Soc Behavioral Sci. 149, 70-75.
  • It’s not what they do, it’s how they do it: athlete experiences of great coaching.: Becker, A. J. 2009 Int J Sports Sci &Coaching, 4 (1), 93-119.
  • Leadership capacity in teams.: Day, D., Gronn, P. & Salas, E. 2004 Leadership Quarterly, 15, 857-880.
  • Handbook of soccer match analysis: a systematic approach to improve performance.: Carling, C., Williams, A., Reilly, T. 2005 Routledge, London.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre