Disciplina Curricular
Estratégias de Inclusão em Educação Física EIEFis
Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - 3_Plano de Estudos 2015-2016
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos 2015-2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 1º Ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver atitudes e valores relativos à aceitação da diversidade, facilitadores da inclusão em Educação Física e Desporto. Saber analisar o processo de aprendizagem e de participação na aula de EF de modo a facilitar as dimensões inclusivas do ensino.Dominar estratégias de intervenção e de adaptação curricular facilitadoras da inclusão na aula de EF e na escola. Conhecer algumas das atividades desportivas que compõem o Desporto para pessoas com deficiência e ser capaz de as integrar no programa de Educação Física cumprindo os seus objetivos para todos os alunos.
Programa
A Educação Física (EF) na Escola Inclusiva: Uma EF para a diversidade e para todos. Fontes de discriminação, preconceito e estigmatização. Promoção de ambientes positivos. Os objetivos e os conteúdos do desenvolvimento pessoal e social na Educação Física: A autoestima e a facilitação do desenvolvimento das relações interpessoais. Resiliência, Empoderamento, Sentimento de Propriedade e Pertença como meios de inclusão. Controlo de comportamentos desviantes na aula de EF: Estratégias preventivas e remediativas. A adaptação curricular para alunos com diferentes tipos de deficiência ou com necessidades educativas especificas em EF nos diferentes graus de ensino. As atividades desportivas adaptadas nos diferentes graus de ensino: exigências e pré-requisitos. As estratégias de ensino neste contexto: a adaptação do equipamento, das regras e do espaço de jogo, a gestão e o apoio na aula de EF e os estilos de ensino/aprendizagem. As atividades desportivas e sua adaptação para pessoas com deficiência e a inclusão inversa nos desportos específicos no contexto do desporto escolar.
Métodos de ensino e avaliação
(1) Apresentação de trabalhos temáticos nas aulas em grupo (40%);(2) Relatório sobre o planeamento e aplicação de unidades didáticas inclusivas com a participação de pessoas com e sem deficiência (30%);(3) Frequência (30%).