Disciplina Curricular

Animação da Atividade Física e Desportiva na Escola AAFDE

Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - 3_Plano de Estudos 2015-2016

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos 2015-2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 1º Ano

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

(a) Identificar e caracterizar os conceitos de Animação em contexto educativo;(b) Relacionar a evolução do conceito de animação e as suas variantes e as dinâmicas de desenvolvimento da educação escolar e não escolar;(c) Identificar a pertinência dos diversos processos e funções da animação nas comunidades educativas;(d) Relacionar animação/intervenção na promoção da participação dos diferentes agentes da comunidade;(e) Compreender a animação das atividades físicas e desportivas nas comunidades escolares como um dispositivo de reconstrução dos espaços quotidianos da vida pessoal e social dos atores escolares;(f) Conhecer e utilizar as diferentes ferramentas metodológicas de construção de projetos de animação de atividades físicas e desportivas, para a sua conceção, desenvolvimento e avaliação em comunidades escolares.

Programa

A UC possui três blocos temáticos:1.    Animação, animação socioeducativa, animação desportiva, animação das atividades físicas e desportivas: do conceito às práticas.(a) Contexto histórico e génese do conceito.(b) Fontes da animação: emergência do lazer; pedagogia do ócio; tempos livres; educação não-formal.(c) Diferentes paradigmas de animação educativa: ocupação do tempo livre; cidadania e autonomia global; projetos de ligação escola-comunidade.(d) A especificidade da animação das atividades físicas e desportivas – funções, modelos e objetivos.2.    Contextos e atores dos processos de animação nas escolas.(a) Comunidades educativas: atores, espaços, lugares e tempos da animação.(b) Perfil e dinâmicas dos animadores/educadores de atividades físicas e desportivas.(c) Diferentes papéis: animador de atividades; dinamizador de projetos; promotor de programas de desenvolvimento da comunidade escolar.3.    Metodologias da animação nas escolas: o trabalho de projeto.(a) Diagnóstico (formas e meios).(b) Planeamento (princípios e métodos).(c) Execução (atividades, organização).(d) Avaliação (processos e produtos).

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação Contínua: Resolução e apresentação das 3 questões colocadas na 1.ª parte da UC (documento escrito final – 20% e apresentações – 20%); Projeto de intervenção numa comunidade educativa (40%) e apresentação oral às duas turmas (10%); Reflexão final individual acerca de um dos projetos dos restantes grupos (10%).Avaliação Final: prova escrita e prova oral. A prova oral é obrigatória, sendo admitidos à prova oral os estudantes que obtiverem uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre