Disciplina Curricular

Temas Aprofundados em Populações com Deficiência TAPD

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017

Contextos

Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC tem como objetivos: - Aquisição de conhecimento teórico e teórico-prático sobre os diferentes tipos de deficiência (sensoriais, motora, dificuldade intelectual e desenvolvimental, gerontes): Definição. Classificação e diagnóstico. Etiologia. Características e desenvolvimento ao longo da vida. Competências, envolvimentos e apoios para um funcionamento independente. - Conhecer e dominar os processos de intervenção e no design de planos devida: transição para a vida adulta e ativa, funcionalidade.. - Dominar o conceito de qualidade de vida como desafio sociopolítico da intervenção no âmbito da deficiência - Os Apoios como fator determinante no design do plano de vida - Caracterizar e identificar fatores individuais que influenciam o desenvolvimento e o desempenho. - Desenvolvimento da capacidade de análise de casos e reconhecimento do impacto social dos diferentes tipos de dificuldades - Aquisição e desenvolvimento de uma linguagem comum a profissionais da área

Programa

Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais. Definição. Diagnóstico e critérios. Etiologia. Classificação. Desenvolvimento Psicomotor. Perspetiva conceptual. O funcionamento cognitivo e comportamento adaptativo. Outras síndromes genéticas Os Apoios nas populações com Deficiência. Modelo de funcionamento independente Deficiência Motora e Perturbações da Coordenação Motora. Conceitos, descrição clínica. Diagnósticos e seus critérios, Sistemas de Classificação. Etiologias. Situações específicas: Paralisia Cerebral; Dificuldades Motoras isoladas; Perturbação da Coordenação Motora/Dispraxia Deficiências Sensoriais. Definição. Diagnósticos e critérios, Caracterização. Desenvolvimento Psicomotor. Sistemas de Classificação. Etiologia Gerontes. Definição. Desenvolvimento psicomotor Transição para a vida adulta e ativa: caracterização, barreiras e facilitadores. Empregabilidade Qualidade de Vida princípio organizador e sociopolítico na intervenção com populações

Métodos de ensino e avaliação

A disciplina organiza-se em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas teóricas é utilizado o método expositivo e interativo (ppt) para a sistematização lógica dos conteúdos, com discussão final. O modelo de formação implica a participação ativa dos alunos, numa metodologia de aprendizagem cooperativa onde o aluno em grupo, realiza vários trabalhos de resolução de “problema”, com base nos conteúdos teóricos, desenvolvendo a construção do raciocínio e pensamento crítico. A avaliação pode ser realizada ou por (1) avaliação contínua ou (2) exame final (teste escrito e prova oral - quando o aluno obtém nota inferior a 10 valores). Em avaliação contínua o aluno tem de realizar um teste sobre a matéria lecionada (nota mínima de 7.5 e que conta 50% da nota final) e cada grupo de trabalho tem de realizar por escrito uma monografia relativa a um tema de avaliação do curso teórico-prático (50%), em formato de artigo científico. As datas são marcadas no inicio do semestre.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre