Disciplina Curricular

Práticas e Contextos em Psicomotricidade I PeCePI

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 5_5º Plano de Estudos 2022/2023 (Activo/Aprovado)

Contextos

Grupo: 5_5º Plano de Estudos 2022/2023 (Activo/Aprovado) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimento e compreensão Conhecer de forma aprofundada e abrangente os campos de aplicação da psicomotricidade, relativamente aos métodos e mediações utilizadas pelos profissionais, em função da sua personalidade e formação, da diversidade das populações, das idades e das patologias. Competências Dominar de forma abrangente métodos e técnicas enquadrados com as práticas psicomotoras, adaptando a sua utilização à especificidade da intervenção psicomotora.

Programa

Especificidade da intervenção psicomotora e pluridisciplinaridade das suas práticas e contextos. Espaços de mediações psicomotoras (re)educativas e terapêuticas. Contextos de intervenção individual e em grupo, em instituição, em liberal e em empresas Métodos e técnicas enquadrados com as práticas psicomotoras: a) Relaxação e programas de gestão do stresse. b) De dominante sensorial: baseadas no toque, Do in e massagem, shiatsu. c) Perceptivomotores: biofeedback, multimédia e novas tecnologias como espaços de mediação psicomotora. d) Dominante cognitiva: treino pela imagética motora, técnicas de gestão mental.

Métodos de ensino e avaliação

Cada tema lecionado na disciplina é objeto de exposição dos conteúdos programáticos, relacionados com vivências práticas do aluno e análise da sua aplicação no contexto especifico da intencionalidade interventiva psicomotora. Esta unidade curricular implica o aluno na sua aprendizagem mediante vivências diversificadas de práticas, analise de conteúdo em pequeno grupo, e organizações temáticas em trabalho escrito, sendo privilegiado o pensamento divergente, a imaginação e a criatividade, a reflexão pessoal e a partilha. Avaliação: - Avaliação contínua: exame escrito (40%) e realização de trabalhos teórico-práticos de caráter individual e em grupo (60%). Só poderão realizar avaliação contínua os alunos que tiverem 75% de presenças nas aulas teórico-práticas. A falta de assiduidade implica a anulação do processo de avaliação contínua. - Exame final (escrito e oral) para os alunos admitidos em época normal ou de recurso.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre