Disciplina Curricular
Formação Psicocorporal e Supervisão FPeS
Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 5_5º Plano de Estudos 2022/2023 (Activo/Aprovado)
Contextos
Grupo: 5_5º Plano de Estudos 2022/2023 (Activo/Aprovado) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Conhecer as principais questões teóricas e metodológicas inerentes aos programas de formação Psicocorporal para psicomotricistas ou realizados por psicomotricistas para outros profissionais - Conhecer e compreender as competências socioemocionais necessárias para a autoconsciência, autorregulação emocional, empatia, gestão emocional, gestão das relações, autonomia, adaptabilidade, disponibilidade e expressividade corporal na relação terapêutica do psicomotricista. - Conhecer a supervisão na prática profissional, nos seus processos, objetivos, modelos e tipos, técnicas e estratégias, relação entre supervisor e psicomotricista e suas limitações. Competências - Dominar habilidades na mediação comunicacional e emocional relacionadas com a expressão através da corporalidade e da motricidade articulando a experiência corporal com emoções, sensações e representações mentais, no processo relacional com os outros e consigo mesmo. - Dominar todos os aspectos relacionados com o enquadramento metodológico da formação psicocorporal. - Dominar a intencionalidade terapéutica dos processos relacionais associados à organização espacial e temporal de materiais, posicionamento, contacto visual expressões, gestualidade e comunicação verbal
Programa
Aspectos conceptuais da formação psicocorporal e da supervisão. Competências da formação corporal do psicomotricista Enquadramento metodológico da formação psicocorporal - Formação individual em contexto de grupo fechado, formador e observador participante, as funções do formador, enquadramento temporal e espacial, instruções, tipos de avaliação, compromisso ético - Atividades, materiais, ritmos individuais, contexto cultural e histórico do grupo, tipo de condução que deve ser feita pelo formador, - Fases de trabalho metodológicas. - Critérios de gestão dos recursos materiais - Níveis progressivos na gestão das sessões. - Avaliação informal e formal da aquisição das competências. - Deontología da mediação psicomotora. O proceso de supervisão na formação inicial e na prática profissional: Definição e contextos, objetivos, modelos e tipos de supervisão, caraterísticas do proceso e respetivas técnicas e estratégias, relação entre supervisor e supervisionado, limitações.
Métodos de ensino e avaliação
Cada tema lecionado na disciplina é objeto de tratamento teórico e teórico prático (exposição dos conteúdos programáticos com discussão, envolvendo também vivências práticas do aluno). Esta disciplina implica o aluno na sua aprendizagem mediante aulas de caráter expositivo, discussões, apresentações, trabalho em pequeno grupo, e vivências práticas, sendo privilegiado o pensamento divergente, a imaginação e a criatividade, reflexão pessoal e partilha. Avaliação: - Avaliação contínua: exame escrito teórico (50%) e realização de trabalhos teórico-práticos de caráter individual e em grupo (50%) Só poderão realizar avaliação contínua os alunos que tiverem 75% de presenças nas aulas teóricas e teórico-práticas. A falta de assiduidade implica a anulação do processo de avaliação contínua. - Exame final (escrito e oral) para os alunos admitidos em época normal ou de recurso.