Disciplina Curricular

Modelos Conceptuais e Metodológicos em Desenvolvimento e Aprendizagem MCeMeDeA

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 5_5º Plano de Estudos 2022/2023 (Activo/Aprovado)

Contextos

Grupo: 5_5º Plano de Estudos 2022/2023 (Activo/Aprovado) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta UC pretende-se que os estudantes: 1) Conheçam os diferentes modelos teóricos que explicam diferentes Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem; 2) Saibam relacionar a visão descritiva das Perturbações do Desenvolvimento abordada em 1.º ciclo com as explicações e modelos teóricos abordados nesta UC; 3) Conheçam instrumentos de avaliação das Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem; 4) Dominem competências de aplicação de diferentes instrumentos; 5) Realizem uma análise e síntese dos dados fornecidos pelos instrumentos de avaliação, integrando elementos de informação num processo de avaliação compreensiva com vista ao diagnóstico e ao programa de intervenção, bem como à avaliação do plano terapêutico; 6) Identiquem e reconheçam alguns dos programas específicos de intervenção em diferentes Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem; 7) Integrem, num plano terapêutico individual e/ou grupal, diferentes elementos desses mesmos programas, realizando um plano de intervenção a médio e longo prazo para situações específicas; 8) Desenvolvam competências ao nível da comunicação com as famílias e o contexto escolar de pessoas com perturbações do desenvolvimento; 9) Actuar, no plano da avaliação e intrvnção, de acordo com os princípios éticos e deontológicos próprios da profissão.

Programa

Tema 1 – Introdução; Perturbações do Neurodesenvolvimento e sua conceptualizaçao num Modelo Desenvolvimentista; Conceitos de Fenótipo e Endofenótipo; o papel das trajetórias de desenvolvimento, dos fatores de risco e de proteção nas Perturbações do Neurodesenvolvimento; Conceptualização de Casos Tema 2– Abordagens Teóricas Explicativas da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção; Teorias da Disfunção Executiva; Teorias da Aversão ao adiamento da gratificação; Teorias do Tempo Cognitivo Lento e dos Défices da Vigilância; Teorias do Controlo Inibitório. Tema 3 – Teorias Explicativas da Perturbação do Espectro do Autismo; Teoria da Mente; Teoria da Coerência Central; Teoria da Empatia-Sistematizaçao; Neurónios –Espelho e Pertubação do Espectro do Autismo Tema 4 – Teorias Explicativas das Dificuldades de Aprendizagem Específicas Tema 5 – Modelos, tipologias de instrumentos e protocolos de avaliação em Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem Tema 5.1 – Avaliação das Perturbações do Neurodesenvolvimento; Instrumentos de Avaliação Tema 5,2 - Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem Específicas; Instrumentos de Avaliação Tema 6 Compreensão semiológica das Perturbações do Desenvolvimento e Aprendizagem - Contributos para a prática de avaliação e intervenção; Tema 6.1 - Modelos, programas e estratégias de intervenção em Perturbações do Desenvolvimento Tma 6.2 - Modelos, programas e estratégias de intervenção em Perturbações do Desenvolvimento Tema 7 - A Organização da Informação decorrente da Avaliação e a estruturação da Intervenção em Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Métodos de ensino e avaliação

Nas aulas são abordados, de forma integrada e reflexiva, os temas fundamentais do programa. O modelo de formação baseia-se na participação activa dos estudantes, exigindo uma elevada assiduidade e a constituição de pequenos grupos responsáveis pela dinamização de temáticas que constituem os conteúdos das aulas. Estes trabalhos são propostos pelos docentes e deverão traduzir as aplicações indispensáveis aos conteúdos expostos no decorrer das aulas. AVALIAÇÃO Avaliação contínua: - Um trabalho de grupo – 50% da nota final - Trabalho individual - A componente individual inclui 4 questões propostas pelos docentes (50% - 12,5% cada questão). Nota mínima 7,5 em qualquer uma das componentes para se manter em avaliação contínua. Avaliação final: - Exame final (Aprovação nota >=9.5)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre