Disciplina Curricular

Formação Desportiva FDes

Mestrado Bolonha em Treino Desportivo - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo da disciplina é desenvolver um conjunto de competências científicas, técnicas, profissionais e pessoais, que sustentem a atividade profissional dos treinadores desportivos considerando a sua dimensão educativa.

Programa

I Tema – O desenvolvimento do atleta a longo prazo. Modelos de desenvolvimento da carreira do atleta. Modelos de inclusão. A prática deliberada e as perspetivas centradas no atleta. II Tema – O Jovem e o Desporto: Contribuição da prática desportiva na formação e desenvolvimento do jovem. Os princípios orientadores da intervenção pedagógica dos professores. Fundamentos pedagógicos da liderança e da comunicação. O papel dos pais e dos dirigentes. As questões da especialização precoce e do respeito pelas fases e etapas de desenvolvimento. III Tema – Intervenção Pedagógica em treino Desportivo. A intervenção pedagógica do treinador. Eficácia e qualidade do ensino das atividades físicas e desportivos. Modelos, estratégias, métodos e técnicas de ensino. O modelo da Educação Desportiva. O Modelo do Teaching Games for Understanding. O ensino da Técnica Desportiva: a) técnicas de gestão do tempo e dos recursos espaciais, materiais e humanos; b) técnicas de instrução; c) técnicas de (...)

Métodos de ensino e avaliação

A aprovação na disciplina resulta de uma classificação global positiva (superior a 10 valores). A aprovação na disciplina pode ser conseguida por dois processos: em regime de avaliação contínua ou em exame final. O estudante que obtenha classificação igual ou superior a 10 valores na avaliação contínua fica aprovado. Um estudante com classificação inferior a 9,4 na avaliação contínua fica sujeito a prova escrita. A avaliação contínua incide sobre dois módulos, correspondentes ao curso teórico e ao curso teórico-prático e resultando da média aritmética simples entre os dois módulos. O módulo teórico corresponde, portanto, a 50% da nota final e o módulo teórico-prático aos restantes 50%. O módulo teórico-prático é avaliado com base nos seguintes parâmetros: avaliação da qualidade das sessões lecionadas (25%) e avaliação do relatório (25%). A nota terá sempre de ser superior a 9,4. O módulo teórico é avaliado através de uma frequência escrita. Se a avaliação teórica for inferior a 9,4, o aluno (...)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre