Objetivos

Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde

Definir e diferenciar os conceitos de avaliação, investigação, medida, teste e classificação;Explicar a evolução do conceito de avaliação identificando os autores de referência;Explicar o papel central da avaliação no processo de ensino-aprendizagem;Explicar a interdependência dos processos avaliativos relativamente às conceções pedagógicas, às teorias da aprendizagem, às orientações curriculares e aos modelos e estratégias de ensino;Identificar os principais diplomas legais que enquadram o processo avaliativo no sistema educativo português dos ensinos básico e secundário;Identificar os objetos, os objetivos, as funções, os momentos e os climas de avaliação – avaliação do ensino, da aprendizagem, dos comportamentos, dos valores, das atitudes, dos alunos, dos professores, dos currículos, dos manuais, dos processos de avaliação; avaliação preditiva, formativa, sumativa, diagnostica e prognóstica; avaliação do contexto, do input, do processo e do produto; avaliação.Analisar a validade, ga