Programa
Avaliação Educacional
Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde
Programa
O conceito de avaliação – sua evolução e autores de referência. Etapas do processo de avaliação.Objetos, objetivos, funções, momentos e clima de avaliação – avaliação do ensino, da aprendizagem, dos comportamentos, dos valores, das atitudes, dos alunos, dos professores, dos currículos, dos manuais, dos processos de avaliação; avaliação preditiva, formativa, sumativa e diagnóstica; avaliação do contexto, do input, do processo e do produto; avaliação normativa e criterial.Validade e fiabilidade da avaliação – validade de conteúdo, empírica e teórica; fiabilidade intersubjetiva, de seleção e estabilidade. Fontes de erro e estratégias de ultrapassagem.Instrumentos de avaliação – testes (objetivos, mistos e de composição/ensaio); questionários (questões abertas, fechadas, objetivas, subjetivas, curtas e longas); provas orais (estruturadas, semi-estruturadas e abertas); Provas práticas e a observação como meio de avaliação; trabalhos escritos/monografias;O processo avaliativo em Educação