Programa
Avaliação psicológica da Criança e do Adolescente
Mestrado Bolonha em Psicologia do Desporto e do Exercício
Programa
As aulas teórico-práticas seguem uma metodologia de ‘Estudo de Caso’. Através de contextos e situações de avaliação específicas, abordam-se os aspetos teóricos, conceptuais e taxonómicos da avaliação de crianças e adolescentes; caracterizam-se as metodologias de avaliação mais adequadas à especificidade de cada caso; transmite-se uma metodologia de análise e integração de dados clínicos e psicométricos; desenvolvem-se competências de elaboração de sínteses conclusivas dos casos (i.e., Relatórios de Avaliação Psicológica). 1. Avaliação Psicológica como Domínio Científico e como Área Aplicada - Principais paradigmas e modelos de avaliação. Modelo Compreensivo. Princípios ético-deontológicos na avaliação. 2. Processo de Avaliação Psicológica na Infância e Adolescência - Especificidades da avaliação num contexto de desenvolvimento. Normalidade/patologia infantojuvenil. Sistemas taxonómicos. 3. Metodologias, Técnicas e Instrumentos - Planeamento da avaliação por objetivos e contextos de avaliação. Metodologias e técnicas clínicas e psicométricas. Entrevista semiestruturada e anamnese. Instrumentos por domínios de funcionamento e comportamento. 4. Análise e Integração de Dados Clínicos e Psicométricos - Desenvolvimento de competências ao nível da análise de dados de entrevista e de anamnese. Desenvolvimento de competências ao nível da cotação, análise, interpretação e integração de resultados de provas psicológicas, especificamente: WISC-III; Matrizes Progressivas de Raven; Figura Complexa de Rey; Teste de Integração Visuomotora (VMI); ASEBA; MMPI-A; Provas Gráficas; Provas Temáticas. Desenvolvimento de competências ao nível da elaboração de sínteses compreensivas dos casos.