Sumários

A génese do modelo escolar - conclusão

1 Março 2017, 15:00 António Rodrigues

A génese do modelo escolar (conclusão):


(a) Caraterísticas dos processos e modos de organização do ensino sob a tutela das Igrejas;
(b) Caraterísticas dos mestres de ler e dos mestres de escrever e contar das escolas menores, do ensino nos colégios e do ensino particular.
(c) caraterísticas dos processos e modos de organização do ensino sob a tutela do estado
(d) semelhanças e diferenças entre o ensino sob a tutela da igreja e do estado: do bom cristão letrado ao bom cidadão letrado.




Emergência do Modelo Escolar. O caso português - a(s) reforma(s) do ensino de Marquês de Pombal

22 Fevereiro 2017, 15:00 António Rodrigues

  1. O estabelecimento da “forma escolar” entre o século XVI e o século XVIII e as duas fases na “história” do modelo escolar: do domínio das igrejas ao controlo estatal.
  2. A Escola sob a tutela do Estado: o caso português. A situação educativa em Portugal no século XVIII.  Noções fundamentais para a compreensão das reformas pombalinas: o despotismo e a equidistância do Estado em relação aos diversos grupos sociais; o iluminismo, a crença na razão e a secularização das actividades sociais.
  3. A Reforma do Ensino do Marquês de Pombal.Princípios da reforma pombalina: secularização, uniformização e estatização. Principais medidas da reforma pombalina: o subsídio literário, o corpo de funcionários, a rede escolar. 


O Reaparecimento da Intencionalidade Educativa e a Génese do Modelo Escolar

15 Fevereiro 2017, 15:00 António Rodrigues

1.Da impregnação cultural à intencionalidade educativa. A situação sócio-política da Europa no final da Idade Média: do isolamento feudal a uma sociedade em mudança.

2. A emergência do modelo escolar num contexto de cisma religioso. O confronto entre os movimentos da Reforma  e da Contra-Reforma e suas implicações na expansão das práticas educativas escolares.

3.De como a Escola vai passando de opção possível para investimento social inevitável. Os fenómenos que acompanham a génese do modelo escolar: o desenvolvimento de uma concepção de infância; a instauração de uma civilização de costumes; o estabelecimento de uma ética protestante do trabalho; a implementação de uma sociedade disciplinar.

4. O estabelecimento da “forma escolar” entre o século XIV e o século XVII: o domínio da igreja. 


Apresentação da Disciplina

8 Fevereiro 2017, 15:00 António Rodrigues

Contexto da Disciplina

Finalidades

Âmbito e Perspectiva

Temas e Conteúdos

Organização e Modos de Trabalho Pedagógico

Avaliação

Apoio Documental