Papel fisiológico de alguns microelementos

21 Janeiro 2022, 12:00 Cristina Paula Fidalgo de Negreiros Monteiro Bento

A importância do magnésio no metabolismo energético, na contração muscular e na manutenção da integridade celular. O papel do cálcio na estrutura óssea, na contração muscular, na transmissão nervosa e na comunicação celular. O cálcio e o magnésio como antagonistas.

O sódio e o potássio nos electrólitos e sua participação na manutenção dos equilíbrios osmótico e ácido-base (como agentes alcalinizantes). Participação do sódio, do potássio e do cloro na transmissão do impulso nervoso. Papel do cloro nas defesas do organismo e como agente acidificante.

O fósforo, na forma de fosfato, é extremamente importante no metabolismo energético pois as transferências de energia química dos processo catabólicos para os anabólicos é em parte feita com base em moléculas ricas em ligações fosfodiéster (ATP, GTP). A participação dos grupos fosfato na composição dos fosfolípidos, confere a este elemento uma importante função na estrutura das membranas celulares. Em solução aquosa, a pH neutro, o grupo fosfato encontra-se na forma de hidrogenofosfato ou dihidrogenofosfato, sendo o equilíbrio entre estes iões extremamente importante na manutenção do equilíbrio ácido-base, em particular dentro das células. O fosfato também é responsável pela estrutura rígida do osso ao formar fosfatos de cálcio.

O enxofre como um constituinte fundamental das proteínas.

A importância de uma alimentação equilibrada, rica em minerais. Referência a situações de interferência competitiva na absorção dos elementos químicos. Importância da composição das refeições.