Constrangimentos como estratégia criativa
18 Outubro 2016, 13:00 • Elisabete Monteiro
Os estudantes realizaram um aquecimento com acompanhamento da docente, com uma perspectiva de consciencialização da totalidade e partes do corpo, até à sua repercussão de cada parte até à mobilidade articulada de o todo.
Seguidamente foi solicitado que pensassem e improvisassem com e sem acompanhamento musical a ideia inicial que terão para a coreografia final, chegando a um gesto, movimento, que pela sua exploração dará uma frase de movimento. Procedeu-se ao registo video, após a observação, escrita da sensação/ideia/conceito por uma estudante (diretor) do observado.
Cada um de forma complementar explorou mais a sua frase inicial após esta indicação, de forma personalizada e específica.
Após a apresentação procedeu-se a uma breve análise e reflexão. Seguidamente, o mesmo diretor (participou apenas a este nível pois chegou atrasado à aula e não fez o aquecimento), definiu constrangimentos a respeitar/superar/adaptar por cada aluno, tendo de manter a 1ª frase seguida da 2ª resultado deste último trabalho.
No final procedeu-se ao registo video. Como não houve tempo de discussão/reflexão final passou para a aula seguinte, logo a seguir, na sessão teórica.