Composição Coreográfica - princípios orientadores
27 Setembro 2016, 14:30 • Elisabete Monteiro
A perspectiva de Smith‐Autard (2010) relativamente à Composição Coreográfica, a nível
de:
- A diferença entre dançar e compor
‐ A natureza da composição
Início da abordagem relativamente aos métodos de construção coreográfica. Sublinha a necessidade
de ter conhecimento dos elementos/material da dança; dos próprios métodos de construção a adoptar;
da compreensão do estilo de dança que se está a trabalhar.
O significado da intenção e do impacto do ‘fazer artístico’.
A questão do sentiment e emoção, mas essencialmente, do sentiment estético – seu significado em
Âmbito coreográfico.
O Corpo, a presença cénica, os elementos/material da dança como uma unidade na Composição Coreográfica.
Ensinar Composição Coreográfica implica conhecer a dança em várias dimensões: vivenciar, compor,
Interpreter e observar/assistir.
A questão do Conceito em Composição Coreográfica, como um quadro de referencia
A linguagem básica do movimento.
Esclarecimento de dúvidas