CC_ 6ª aula de 5f

20 Outubro 2016, 10:00 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Questionamento sobre o TPC pedido. Como a maior parte dos alunos não se pronunciou sobre este trabalho, houve necessidade de fazer uma outra abordagem que envolveu a comunicação um a um.

Assim sendo, dedicámos a aula a uma sessão de esclarecimento e desenvolvimento das bases criativas relativas ao projeto com os compositores. Conversa em grupo sobre a base criativa do projeto coreográfico de cada um.

Algumas questões relevantes abordadas:

  • O que é uma base criativa/ tema/ inspiração
  • Criação como projeto de exploração
  • Explorar e incorporar linguagens de movimento próprias
  • Transpor conceitos, ideias, pensamento em movimento ou movimento em conceitos
  • A importância artística de transmitir uma visão/ experiência/ exploração particular; não cair em ideias pré-concebidas.
  • A importância de iniciar/ experimentar intuições, sem estes tenham que ser determinativos
  • A importância de se emprenhar no processo artístico e criativo como uma atividade que vai além do estúdio de ensaio, relaciona-lo com o dia-a-dia, com experiencias, sensações, observações etc.
  • A possibilidade de explorar exercícios brainstorming, escritas associativas
  • A possibilidade de explorar sinestesias através do corpo, movimentos, sentidos sensoriais e conceitos. Ex. o peso da importância, a gravidade que prende, o som do contacto com o chão, um sabor vermelho, um movimento doce, livre é leve, pés assentes na terra, paisagem melódica etc.

TPC: Exercício de brainstorming e sinestesias sobre o trabalho criativo de cada um. Preparar apresentação gráfica e imagética e oral. A apresentar na próxima aula da  professora Elisabete  (25-10, 3ª feira)