CC_ 6ª aula de 5f
20 Outubro 2016, 10:00 • Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Questionamento sobre o TPC pedido. Como a maior parte dos alunos não se pronunciou sobre este trabalho, houve necessidade de fazer uma outra abordagem que envolveu a comunicação um a um.
Assim sendo, dedicámos a aula a uma sessão de esclarecimento e desenvolvimento das bases criativas relativas ao projeto com os compositores. Conversa em grupo sobre a base criativa do projeto coreográfico de cada um.
Algumas questões relevantes abordadas:
- O que é uma base
criativa/ tema/ inspiração
- Criação como
projeto de exploração
- Explorar e incorporar
linguagens de movimento próprias
- Transpor
conceitos, ideias, pensamento em movimento ou movimento em conceitos
- A importância artística
de transmitir uma visão/ experiência/ exploração particular; não cair em ideias
pré-concebidas.
- A importância de iniciar/
experimentar intuições, sem estes tenham que ser determinativos
- A importância de se
emprenhar no processo artístico e criativo como uma atividade que vai além do estúdio
de ensaio, relaciona-lo com o dia-a-dia, com experiencias, sensações,
observações etc.
- A possibilidade
de explorar exercícios brainstorming, escritas associativas
- A possibilidade de explorar sinestesias através do corpo, movimentos, sentidos sensoriais e conceitos. Ex. o peso da importância, a gravidade que prende, o som do contacto com o chão, um sabor vermelho, um movimento doce, livre é leve, pés assentes na terra, paisagem melódica etc.
TPC: Exercício de brainstorming e sinestesias sobre o trabalho criativo de cada um. Preparar apresentação gráfica e imagética e oral. A apresentar na próxima aula da professora Elisabete (25-10, 3ª feira)