Trabalho do imaginário e da metáfora
9 Outubro 2018, 17:00 • Elisabete Monteiro
Os estudantes iniciaram a aula trabalhando a pares ou em grupos de 3 um exercício de leading and following, primeiro sem contato e de forma sequencial e, posteriormente com contacto e 'em diálogo de movimento'.
Procedeu-se a seguir à proposta de trabalho 'do lego ao contacto', primeiro no espaço próprio e depois partilhável, imaginando que cada um constituiria uma peça de construção que a cada vez mudava a intenção do que poderia ser.
Com terceira proposta os estudantes tiveram de trabalhar o'daqui só saio com resistência e em oposição', desenvolvendo o trabalho de confiança, através do peso, contra peso, do equilíbrio e do desequilíbrio, mantendo ou mudando a forma.
Como ultima atividade foi solicitado que os estudantes a cada cerca de 10'' escrevessem uma série de características suas, que poderiam vr a contribui para a construção de um auto retrato e o desafio foi, 'Como ou se eu fosse um(a: objeto, cor, sentimento/emoção, textura, quadro, gesto, música/som, desejo, palavra, paisagem... etc (podendo ir acrescentando ao longo das aulas).
A seguir e mediante indicação verbal do Professor foi solicitado para traduzirem em movimento cada um dos aspetos escolhidos.
No final da aula foi solicitado que cada um trouxesse uma pedra, que fizesse sentido para eles fruto de uma oferta, escolha intencional, acaso, acidente de encontro, etc.