Sumário 9 DPS (CD2 + CD3) Início ao trabalho de recosntrução coreográfica social

10 Outubro 2016, 08:00 margarida moura

- Revisão das danças/coreografias trabalhadas anteriormente, Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho e Erva Cidreira.

- Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material social, LDD e LDC. Atribuição dos estilos musicais e coreográficos LDD e LDC pelos diferentes grupos de trabalho. Adequação a um novo espaço, movimento, posturas, gestualidade e relação social.

- Esclarecimento de dúvidas e apoio aos estudantes sobre organização do trabalho prático final. Devem conseguir um todo sequencial, com principio-meio-e-fim sem quebras, pausas e paragens excepto se fizerem parte integrante da interpretação individual ou coletiva do trabalho. Atenção especial à forma como começa, como progride e como acaba. Deve ter leitura cénica e podem incluir além dos elementos obrigatórios (uma coreografia social e uma coreografia tradicional) elementos artísticos complementares (de acordo com os talentos artísticos individuais dos elementos do grupo) para realizarem as transições e evoluções que caracterizam a montagem coreográfica. Complementam e valorizam o resultado final.

Cada grupo, relativamente ao trabalho final prático, é responsável por:

a) seleção musical e montagem musical e coreográfica (como se ligam, acontecem e se apresentam os temas musicais e respectivas interpretações coreográficas).

b) encadeamento - sequenciação, ligações, evoluções espaciais e técnico-artísticas.

c) adereços, figurinos e encenação -  questões estéticas relativas ao espaço de palco.


Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.

Observações: Pesquisa, por parte dos estudantes, para a seleção musical e construção coreográfica com tutoria do docente.