Sumários

Sumário 12 DPS (CD6+CD1) - Avaliação dos trabalhos de grupo de criação coreográfica

16 Dezembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 (33 estudantes) + CD1 (37)

- Avaliação prática de grupo. Apresentação do trabalho prático de composição/reconstrução coreográfica. Trabalho de grupo.

Critérios de avaliação do trabalho prático final de composição/reconstrução coreográfica:

- (2v) Motivo / Ideia / Originalidade – desenvolvimento da ideia que esteve na base do trabalho, originalidade quer da ideia quer das ações, movimentos, gestos, posturas, subjacentes e específicas do trabalho. Grupo como um todo.

- (2v) Acompanhamento Musical – seleção musical (da autoria do grupo) em DS, adequação ao desenvolvimento da ideia, qualidade de gravação, ligações, qualidade sonora e acústica, sonoridades, voz.

- (2v) Relação Música – Movimento – adequação dos materiais técnico-artísticos (passos, gestos, posturas e posições) ao suporte musical e vice-versa. Relação interdependência mútua.

- (2v) Encenação / Adereços – figurinos, cenário, contexto envolvente e contexto onde decorre a ação.

- (3v) Rigor Técnico (individual) – clareza na demonstração técnico-artística (movimentos, gestos, posturas e relações). Qualidade do movimento.

- (3v) Interpretação Individual – estilo com que interpreta a ideia, a mensagem a transmitir, domínio técnico-expressivo, segurança, à-vontade.

- (3v) Ligações e Evoluções (espaciais, técnicas e relacionais) que caracterizam o decorrer da composição coreográfica (entrada, ligações interdanças e intradanças, final, saída).

- (3v) Relações estabelecidas (com o par, com outro par, com o grupo, com o público, com o espaço). Diversidade e adequabilidade.


Sumário 11 DPS (CD6+CD1) - Avaliação teórica

14 Dezembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 (32 estudantes) + CD1 (36 estudantes)

  - Avaliação teórica individual. Teste teórico para os estudantes nacionais e estudantes “ERASMUS” que dominam a língua portuguesa (brasileiros). Para os demais  estudantes ERASMUS entrega (por e-mail e sujeito a confirmação do docente sobre a boa recepção dos ficheiros enviados) de um trabalho teórico sobre manifestações tradicionais (música, dança e trajes) dos países de origem.


Sumário 10 DPS (CD6+CD1) - Avaliação prática das danças aprendidas ao longo do módulo de DPS

12 Dezembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 (33 estudantes) + CD1 (38 estudantes)


- Avaliação prática individual de reprodução das danças aprendidas.
- Avaliação dos conteúdos tecnico-artísticos ministrados: Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho, Erva Cidreira, Line Dance Disco, Line Dance Country e Rumba Quadrada. Organização da turma em 3 diferentes grupos.

Grupo 1 - Patuscada em Linha,  Sr. Vinho,  Line Dance Country e Rumba Quadrada.

Grupo 2 - Patuscada em Roda, Sr. Vinho,  Line Dance Disco,  e Rumba Quadrada.

Grupo 3 - Erva Cidreira, Sr. Vinho,  Line Dance Country e Rumba Quadrada


Sumário 9 DPS (CD6 + CD1) Início ao trabalho de reconstrução coreográfica  

9 Dezembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 (28 estudantes) + (32 estudantes)

- Início ao trabalho de reconstrução coreográfica (trabalho de grupo) sobre o material social, LDD e LDC e tradicional. Adequação dos materiais aprendidos e outros a investigar pelos estudantes a um novo espaço, movimento, posturas, gestualidade e relação social. Trabalho autónomo.

- Aspetos importantes que cada grupo deve ter em consideração na  organização do trabalho prático final (trabalho de criação coreográfica sobre um tema social e um tema tradicional português). Devem conseguir um todo sequencial, com principio-meio-e-fim sem quebras, pausas e paragens excepto se fizerem parte integrante da interpretação individual ou coletiva. Atenção especial à forma como começa, como progride e como acaba. Deve ter leitura cénica. Podem incluir, além dos elementos obrigatórios (uma coreografia social e uma coreografia tradicional) elementos artísticos complementares (de acordo com os talentos artísticos individuais dos elementos do grupo) para realizar as transições e evoluções que caracterizam a montagem coreográfica ou como mentam e valorização do resultado final.

Cada grupo, relativamente ao trabalho final prático, é responsável por:

a) seleção musical e montagem musical e coreográfica (como se ligam, acontecem e se apresentam os temas musicais e respectivas interpretações coreográficas).

b) encadeamento - sequenciação, ligações, evoluções espaciais e tecnico-artísticas.

c) adereços, figurinos e encenação -  questões estéticas relativas ao espaço de palco.


Sumário 8 DPS (CD6 e CD1) - Revisão dos conteúdos tecnico-artísticos lecionados até ao momento

7 Dezembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 (29 estudantes) + CD1 (35 estudantes)


- Revisão das danças e coreografias (tradicionais e sociais) trabalhadas até ao momento: Line Dance Disco, Line Dance Country, Rumba Quadrada, Patuscada em Linha, Patuscada em Roda, Sr. Vinho e Erva Cidreira.


Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.