Sumário 2 DPS (CD6+CD1) : Aprendizagem das coreografias: Patuscada em Linha e em Roda e Line Dance Disco
23 Novembro 2016, 08:00 • margarida moura
CD6 - 28 alunos
1 - Aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
PATUSCADA EM LINHA: Passos: marcado no lugar com a perna direita e com a
perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda
(realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a
esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela
esquerda. Braços: posição básica, nível superior oscilando em oposição ao pé do gesto.
PATUSCADA EM RODA: Passos: cumprimento
com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com
a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em
frente trocando de lugar com o par.
Braços: cumprimento, mãos dadas a nível inferior facial com o par, posição básica.
2 - Caracterização geral das danças sociais.
3 - Aprendizagem da
sequência de line dance disco.
LINE DANCE DISCO: andar a avançar e a recuar; andar lateral direita e esquerda; volta pela e para a direita e pela e para a esquerda; kick ball change com twist do tronco; extensão e flexão do braço direito (e do corpo no seu global); movimento de braços (angulados, nível superior, nível inferior, nível médio e palmas nos membros inferiores); enrolar e desenrolar dos braços com abrir e fechar dos cotovelos e dos calcanhares e kick ball change com mudança de direção.
CD1 - 37 alunos
PATUSCADA EM LINHA: Passos: marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda. Braços: posição básica, nível superior oscilando em oposição ao pé do gesto.
PATUSCADA EM RODA: Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente trocando de lugar com o par. Braços: cumprimento, mãos dadas a nível inferior facial com o par, posição básica.
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança
em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH
edições, 149-158.
Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DPS (disponível no SGA-FMH na unidade curricular DAFDI - DPS