Sumário 2 DPS (CD6+CD1) : Aprendizagem das coreografias: Patuscada em Linha e em Roda e Line Dance Disco

23 Novembro 2016, 08:00 margarida moura

CD6 - 28 alunos

1 - Aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
PATUSCADA EM LINHA:
  Passos:  marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda. Braços: posição básica, nível superior oscilando em oposição ao pé do gesto.
PATUSCADA EM RODA: Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente trocando de lugar com o par. Braços: cumprimento, mãos dadas a nível inferior facial com o par, posição básica.
2 - Caracterização geral das danças sociais.

3 - Aprendizagem da sequência de line dance disco.

LINE DANCE DISCO: andar a avançar e a recuar; andar lateral direita e esquerda; volta pela e para a direita e  pela e para a esquerda; kick ball change com twist do tronco; extensão e flexão do braço direito (e do corpo no seu global); movimento de braços (angulados, nível superior, nível inferior, nível médio e palmas nos membros inferiores); enrolar e desenrolar dos braços com abrir e fechar dos cotovelos e dos calcanhares e kick ball change com mudança de direção.

CD1 - 37 alunos

1 - Aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
PATUSCADA EM LINHA:
  Passos:  marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda. Braços: posição básica, nível superior oscilando em oposição ao pé do gesto.
PATUSCADA EM RODA: Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente trocando de lugar com o par. Braços: cumprimento, mãos dadas a nível inferior facial com o par, posição básica.

Bibliografia:

Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 

Observações:  Leitura atenta do programa específico do módulo DPS (disponível no SGA-FMH na unidade curricular DAFDI - DPS