Sumário 3 DPS (CD6+CD1) - Revisão das coreografias tradicionais, Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
25 Novembro 2016, 08:00 • margarida moura
CD6 (25 estudantes) + CD1 (25 estudantes)
. Barra inicial específica aos passos:
passeio, saltitado, saltitado cruzado, saltitado rodado. Posições de braços:
posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior, nível médio
mãos dadas.
. Revisão e aperfeiçoamento da coreografia
tradicional, Patuscada em Linha (Raízes,
Diabo do Belho). Passos: marcado no lugar com a perna direita e com a
perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda
(realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com
a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela
esquerda.
. Revisão e
aperfeiçoamento da coreografia tradicional, Patuscada em Roda (Raízes, Diabo do Belho). Passos: cumprimento com a direita,
cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda;
passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda; saltitado em frente
trocando de lugar com o par.
. Aprendizagem dos passos de malhão e serrar simples conducente à aprendizagem da coreografia tradicional Sr. Vinho.
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD I – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DPS