Aula 21 - DASC na juventude
3 Abril 2019, 10:30 • margarida moura
- DASC NA JUVENTUDE | DASC COM JOVENS (12-24 anos, adolescentes e jovens): O quê? onde? como?
Recursos, objetivos, atividades, estratégias, funções e conhecimentos do animador sociocultural e artísitco
- Tarefa Formativa para a próxima aula: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo JUVENTUDE (adolescentes, 12-16; jovens, 16-24). Grupos de 2 ou individualmente.
Pelo menos uma das atividades deverá ser elaborada para um máximo de 15min (para posterior apresentação na aula)
Referir para cada atividade:
1) o tema / título de cada atividade,
2) o público alvo selecionado (idades e principais características psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas),
3) o(s) objetivos que cada atividade trabalha,
4) a descrição pormenorizada de cada atividade (comportamento dos participantes), destacando o local, o tempo, os recursos materiais e humanos implicados,
5) a reflexão sobre a importância de cada atividade para o público alvo selecionado, assim como, para com o(s) objetivo(s) pré-definido(s)
6) até 3 aspetos / pontos fortes (possibilidades), e 3 pontos fracos (limitações) das atividades.
Critérios de avaliação: a) cumprimento de todos os itens solicitados (1,2,3,4,5,6); b) qualidade da informação quer escrita quer na apresentação da atividade (especificidade e adequabilidade no âmbito de DASC e do público alvo selecionado assim como capacidade de síntese na escrita da atividade e apresentação prática); c) caráter inovador e original quer da identificação (título/nome) quer das atividades em si mesmo; d) apresentação prática, estruturada sequencialmente e fundamentada.
Bibliografia:
Artiga, J. (2004). A animação sociocultural na juventude. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 219-233.
Centro de Estudos Territoriais (2005). “Percursos de vida dos Jovens após a saída de Lares de Infância e Juventude” . Coordenação Madalena Paiva Gomes. Ed. ISCTE. Lisboa.
Cepa, S. (2008). Realidades alternativas do tempo livre na adolescência – um estudo sobre a população escolarizada no concelho de Esposende na perspectiva da animação sociocultural. Animador Sociocultural Tempo livre na adolescência: Revista Iberoamericana. Vol. 3, nº1, pp 1-26 http://www.lazer.eefd.ufrj.br/animadorsociocultural/pdf/ac507.pdf