Sumários

28 Aula - Apoio à concepção do orçamento e avaliação dos projetos DASC

11 Abril 2019, 10:30 margarida moura

 - Apoio tutorial aos projetos DASC em especial sobre a avaliação e o orçamento específico de cada projeto. Partilha de exemplos concretos.

Referências bibliográficas

Ventosa, V. (2002b). Desarrollo y evaluación de proyectos socioculturales. 2a edição. Editorial CCS. Madrid.
Cohen, E. ; Franco, R. (2006). Evaluación de proyectos sociales. 7a ed. Siglo Veintiuno Editores. Madrid, Espanha. Consulta em

http://www.google.pt/books?hl=pt- PT&lr=&id=Uz7IeGnN1mkC&oi=fnd&pg=PA11&dq=desarrollo+y+evaluaci%C3%B3n+de+proyectos+socioculturales&ots= r- K6kUylGa&sig=lzA1KYOIr_eBsB1FRPvsZnKdkFs&redir_esc=y#v=onepage&q=desarrollo%20y%20evaluaci%C3%B3n%20de %20proyectos%20socioculturales&f=false


Aula 27 - Apresentação das atividades específicas a diferentes populações alvo

11 Abril 2019, 09:30 margarida moura

- APRESENTAÇÃO prática das atividades pensadas para as diferentes populações alvo: infância, juventude, 3ª/4ª idades, populações especiais

- Painel de reflexão avaliativa participada, docente-estudantes, sobre as atividades desenvolvidas (aspetos menos conseguidos e aspetos bem conseguidos). Avaliação de acordo com os critérios:

1) O tema / título de cada atividade,
2) O público alvo selecionado (idades e principais características psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas),
3) O(s) objetivos que cada atividade trabalha,
4) A descrição pormenorizada de cada atividade (comportamento dos participantes), destacando o local, o tempo, os recursos materiais e humanos implicados,
5) A reflexão sobre a importância de cada atividade para o público alvo selecionado, assim como, para com o(s) objetivo(s) pré-definido(s)
6) A referência de 3  aspetos / pontos fortes (possibilidades), e 3 pontos fracos (limitações) das atividades.

- Utilização da estratégia de avaliação recíproca para uma participação colaborativa e criticamente responsável dos estudantes.


Aula 26 - Estado dos projetos DASC

10 Abril 2019, 11:30 margarida moura

- Apoio sobre a proposta de elaboração de 3 atividades específicas, dirigidas à população, DASC e populações marginalizadas.

- Reflexão sobre o estado dos projetos DASC. Fase de consecução se encontram.

- Apoio às dúvidas sobre as atividades a integrar nos projetos DASC. Diferença entre as atividades dos projetos DASC e as atividades da (s) sessões práticas dos projetos DASC.


Aula 25 - DASC e populações marginalizadas

10 Abril 2019, 10:30 margarida moura

- DASC E MARGINALIZAÇÃO:
O quê? Onde? Como? características essenciais da intervenção; carácter sistémico da intervenção DASC
Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao público alvo
POPULAÇÕES MARGINALIZADAS. Tarefa de grupo (2 elementos no máximo).

Referências Bibliográficas

García, María (2004). Animação sociocultural , conflito social e marginalização.  In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 265-277.

Jacob, L. (2007). Animação de idosos. Coleção Idade do Saber, 3ª edição. Ambar.

Marques, A.  (2011). A Animação cultural  com  idosos e  o  processo  de  individualização, Revista   Práticas  de Animação,  Brasil.    http://revistadeanimacao.googlepages.com.


Aula 24 - Apoio à elaboração das atividades específicas ao público alvo, 3ª e 4ª idades

4 Abril 2019, 10:30 margarida moura

- Apoio sobre a proposta de elaboração de 3 atividades dirigidas às 3ª e 4ª idades. Estudo acompanhado.

- Apoio às dúvidas sobre a avaliação a integrar nos projetos DASC.