Aula 23 - DASC nas 3ª e 4ª idades

4 Abril 2019, 09:30 margarida moura

  - DASC NA 3ª (60-80 anos)  e 4ª IDADES (80-100 anos): O quê? Onde? Como?

- O quê? Atividades diversificadas de carácter: lúdico (diversão, festas, bailes); intelectual (escrita, leitura, cálculo, cultura geral básica); psicológico (dinâmica de grupos); psicomotor (formas de dança, jogos rítmico-expressivos) e sociais (intercâmbios, visitas a museus, exposições).

- Onde? Residências de idosos, lares de 3ª idade.

- Como? Modelos de  PARTICIPAÇÃO, ... Integração na perspectiva do geronte (formação educativa de aperfeiçoamento individual, melhorando, compensando ou mantendo) em ambiente interrelacional, concreto e específico. Modelos de  ACTUALIZAÇÃO.

- Educação do idoso multivariada (cognitiva, criativa, interrelacional, familiar,...) no sentido do desenvolvimento pessoal e adequação a situações socioculturais. Participação do idoso na sua formação ao longo da vida.

- Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo IDOSOS.  Grupos de 2 ou individualmente.

Pelo menos uma das atividades deverá ser elaborada para um máximo de 15min (para posterior apresentação na aula)
Referir para cada atividade:
1) o tema / título de cada atividade,

2) o público alvo selecionado (idades e principais características psicomotoras, sócio-afetivas e cognitivas),
3) o(s) objetivos que cada atividade trabalha,
4) a descrição pormenorizada de cada atividade (comportamento dos participantes), destacando o local, o tempo, os recursos materiais e humanos implicados,
5) a reflexão sobre a importância de cada atividade para o público alvo selecionado, assim como, para com o(s) objetivo(s) pré-definido(s)

6) até 3 aspetos / pontos fortes (possibilidades), e 3 pontos fracos (limitações) das atividades.
Critérios de avaliação: a) cumprimento de todos os itens solicitados (1,2,3,4,5,6); b) qualidade da informação quer escrita quer na apresentação da atividade (especificidade e adequabilidade no âmbito de DASC e do público alvo selecionado assim como capacidade de síntese na escrita da atividade e apresentação prática); c) caráter inovador e original quer da identificação (título/nome) quer das atividades em si mesmo; d) apresentação prática, estruturada sequencialmente e fundamentada.


Bibliografia

Jacob, L. (2006). Animação de idosos. 2ªed. Col. Idade do Saber. AMBAR.

Osorio, Agustín (2004). Animação sociocultural na 3ª idade.  In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 251-263.

Leal,     I. e Hass, A. (2006).   O  significado  da  dança   na  terceira  idade,            Revista  brasileira  de   ciências   do Envelhecimento          Humano,          Brasil.    http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/view/56