Aula 22 - DASC nas 3ª e 4ª idades
13 Abril 2018, 10:00 • margarida moura
- DASC NA 3ª (60-80 anos) e 4ª IDADES (80-100 anos): O quê? Onde? Como?
- O quê? Atividades diversificadas de carácter: lúdico (diversão, festas, bailes); intelectual (escrita, leitura, cálculo, cultura geral básica); psicológico (dinâmica de grupos); psicomotor (formas de dança, jogos rítmico-expressivos) e sociais (intercâmbios, visitas a museus, exposições).
- Onde? Residências de idosos, lares de 3ª idade.
- Como? Modelos de PARTICIPAÇÃO, ... Integração na perspectiva do geronte (formação educativa de aperfeiçoamento individual, melhorando, compensando ou mantendo) em ambiente interrelacional, concreto e específico. Modelos de ACTUALIZAÇÃO.
- Educação do idoso multivariada (cognitiva, criativa, interrelacional, familiar,...) no sentido do desenvolvimento pessoal e adequação a situações socioculturais.
Participação do idoso na sua formação ao longo da vida.
- Tarefa Formativa: Elaboração de 3 atividades específicas ao públicos alvo IDOSOS. Grupos de 2 ou individualmente.Bibliografia
Jacob, L. (2006). Animação de idosos. 2ªed. Col. Idade do Saber. AMBAR. Osorio, Agustín (2004). Animação sociocultural na 3ª idade. In (coord) Animação Sócio-cultural – teorias, programas e âmbitos. Trilla (coord.). Edições Instituto Piaget. Editorial Ariel. Colecção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, pp 251-263. Leal, I. e Hass, A. (2006). O significado da dança na terceira idade, Revista brasileira de ciências do Envelhecimento Humano, Brasil. http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/view/56 |