Sumários

Sistemas de Observação Sistemática em Educação Física e Desporto

14 Fevereiro 2019, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Apresentação do sistema de observação 'Gestão do Tempo da Sessão' adaptado a partir do sistema de observação 'Análise do Tempo de Aula':

1) Objectivos;

2) Limitações e vantagens;

3) Origem;

4) Estrutura;

5) Definição de categorias;

6) e, regras de registo

 

Apresentação do instrumento de observação sistemática 'Sistema de Observação do Comportamento do Professor' (SOCP):

1) Objectivos;

2) Limitações e vantagens;

3) Origem;

4) Estrutura;

5) Definição de categorias;

6) e, regras de registo.


Bibliografia

Sarmento, P.; Leça-Veiga, A.; Rodrigues, J,; Rosado, a. & Ferreira, V. (1998). Pedagogia do Desporto. Instrumentos de Observação Sistemática de Educação Física e Desporto (3ª edição). Edições FMH. Lisboa: FMH-UTL.


Actividades de Intervenção Pedagógica

13 Fevereiro 2019, 12:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45’ de Desportos de Combate (Luta);

b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizadas.


Sistemas de Observação Sistemática em Educação Física e Desporto

11 Fevereiro 2019, 14:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Apresentação do sistema de observação 'Gestão do Tempo da Sessão' adaptado a partir do sistema de observação 'Análise do Tempo de Aula':

1) Objectivos;

2) Limitações e vantagens;

3) Origem;

4) Estrutura;

5) Definição de categorias;

6) e, regras de registo

 

Apresentação do instrumento de observação sistemática 'Sistema de Observação do Comportamento do Professor' (SOCP):

1) Objectivos;

2) Limitações e vantagens;

3) Origem;

4) Estrutura;

5) Definição de categorias;

6) e, regras de registo


Bibliografia

Sarmento, P.; Leça-Veiga, A.; Rodrigues, J,; Rosado, a. & Ferreira, V. (1998). Pedagogia do Desporto. Instrumentos de Observação Sistemática de Educação Física e Desporto (3ª edição). Edições FMH. Lisboa: FMH-UTL.


Actividades de Intervenção Pedagógica

11 Fevereiro 2019, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45’, respectivamente, duas de Desportos de Raqueta (Badminton) e uma de Atletismo;

b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizadas.


Apresentação, avaliação e Organização geral

8 Fevereiro 2019, 12:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

 Conclusão dos trabalhos da aula iniciados na anterior.