Sumários
Análise de textos / artigos científicos
1 Março 2017, 08:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
a) Os três grandes tipos de textos / artigos científicos (estado da arte (revisão), quantitativos, qualitativos);
b) Principais características dos textos / artigos científicos.Actividades de Intervenção Pedagógica
24 Fevereiro 2017, 14:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de duas sessões de prática de 45’ de Desportos de Raquetas (Badminton);
b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);
c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;
d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;
e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;
f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).
Sistemas de Observação Sistemática em Educação Física e Desporto
23 Fevereiro 2017, 12:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Apresentação do sistema de observação 'Gestão do Tempo da Sessão' adaptado a partir do sistema de observação 'Análise do Tempo de Aula':
1) Objectivos;
2) Limitações e vantagens;
3) Origem;
4) Estrutura;
5) Definição de categorias;
6) e, regras de registo
Apresentação do instrumento de observação sistemática 'Sistema de Observação do Comportamento do Professor' (SOCP):
1) Objectivos;
2) Limitações e vantagens;
3) Origem;
4) Estrutura;
5) Definição de categorias;
6) e, regras de registo.
Sarmento,
P.; Leça-Veiga, A.; Rodrigues, J,; Rosado, a. & Ferreira, V. (1998).
Pedagogia do Desporto. Instrumentos de Observação Sistemática de Educação
Física e Desporto (3ª edição). Edições FMH. Lisboa: FMH-UTL.
Actividades de Intervenção Pedagógica
23 Fevereiro 2017, 09:00 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45’ de Desportos de Combate (Luta);
b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);
c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;
d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;
e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;
f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).
Sistemas de Observação Sistemática em Educação Física e Desporto
22 Fevereiro 2017, 08:30 • Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira
Apresentação do instrumento de observação sistemática 'Sistema de Observação do Comportamento do Aluno' (SOCA):
1) Objectivos;
2) Limitações e vantagens;
3) Origem;
4) Estrutura;
5) Definição de categorias;
6) e, regras de registo
Apresentação do instrumento de observação sistemática 'Sistema de Observação do Feedback Pedagógico (FB):
1) Objectivos;
2) Limitações e vantagens;
3) Origem;
4) Estrutura;
5) Definição de categorias;
6) e, regras de registo.
Sarmento, P.; Leça-Veiga, A.; Rodrigues, J,; Rosado, a. & Ferreira, V. (1998). Pedagogia do Desporto. Instrumentos de Observação Sistemática de Educação Física e Desporto (3ª edição). Edições FMH. Lisboa: FMH-UTL.