Sumários

Análise de textos / artigos científicos

1 Março 2017, 08:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a)  Os três grandes tipos de  textos / artigos científicos (estado da arte (revisão), quantitativos, qualitativos);

b) Principais características dos textos / artigos científicos.


Actividades de Intervenção Pedagógica

24 Fevereiro 2017, 14:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de duas sessões de prática de 45’ de Desportos de Raquetas (Badminton);

b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).


Sistemas de Observação Sistemática em Educação Física e Desporto

23 Fevereiro 2017, 12:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Apresentação do sistema de observação 'Gestão do Tempo da Sessão' adaptado a partir do sistema de observação 'Análise do Tempo de Aula':

1) Objectivos;

2) Limitações e vantagens;

3) Origem;

4) Estrutura;

5) Definição de categorias;

6) e, regras de registo

 

Apresentação do instrumento de observação sistemática 'Sistema de Observação do Comportamento do Professor' (SOCP):

1) Objectivos;

2) Limitações e vantagens;

3) Origem;

4) Estrutura;

5) Definição de categorias;

6) e, regras de registo.


Sarmento, P.; Leça-Veiga, A.; Rodrigues, J,; Rosado, a. & Ferreira, V. (1998). Pedagogia do Desporto. Instrumentos de Observação Sistemática de Educação Física e Desporto (3ª edição). Edições FMH. Lisboa: FMH-UTL.


Actividades de Intervenção Pedagógica

23 Fevereiro 2017, 09:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

a) Actividades de ensino simulado desenvolvidas individualmente: realização de três sessões de prática de 45’ de Desportos de Combate (Luta);

b) Registo em vídeo-tape e em aúdio (sessão de ensino);

c) Apoio, controlo e complementaridade das tarefas desenvolvidas pelos estudantes;

d) Observação directa (registo por incidentes críticos) do comportamento do(s) aluno(s)-professor(es) para posterior análise e discussão;

e) Discussão dos Planos de Aula das próximas sessões de ensino simulado / prática pedagógica;

f) Reflexão crítica e supervisão pedagógica da(s) sessões realizada(s).


Sistemas de Observação Sistemática em Educação Física e Desporto

22 Fevereiro 2017, 08:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Apresentação do instrumento de observação sistemática 'Sistema de Observação do Comportamento do Aluno' (SOCA):

1) Objectivos;

2) Limitações e vantagens;

3) Origem;

4) Estrutura;

5) Definição de categorias;

6) e, regras de registo

 

Apresentação do instrumento de observação sistemática 'Sistema de Observação do Feedback Pedagógico (FB):

1) Objectivos;

2) Limitações e vantagens;

3) Origem;

4) Estrutura;

5) Definição de categorias;

6) e, regras de registo.



 Sarmento, P.; Leça-Veiga, A.; Rodrigues, J,; Rosado, a. & Ferreira, V. (1998). Pedagogia do Desporto. Instrumentos de Observação Sistemática de Educação Física e Desporto (3ª edição). Edições FMH. Lisboa: FMH-UTL.