Sumários

T3 - Goalball I | Apresentação do bloco

9 Novembro 2021, 11:00 Rui Sousa Damas

Formas de organização, logística e avaliação específica do bloco para o bloco de Goalball
Regras e regulamentos do goalball internacional, nacional e do Desporto Escolar
Esclarecimento de dúvidas sobre a avaliação especifica do bloco de goalball
Apresentação da bibliografia especifica do bloco de goalball;
Apresentação detalhada dos regulamentos referente ao tema Plágio: Princípios de conduta e de boas práticas, do Código de Conduta e de Boas Práticas – Universidade de Lisboa; Regulamento disciplinar dos estudantes da Universidade de Lisboa; Regulamento n.º 494/2017 - Diário da República n.º 183/2017, Série II de 2017-09-21;
Questionamento ativo por parte dos alunos sobre as regras principais da modalidade de goalball.
Experimentação: das técnicas de guia para a deslocação em pavilhão
Apresentação das principais formas de deslocação autónoma na prática de atividade física em aula/treino por parte do aluno com deficiência visual:
o Corda guia e/ou corredores táteis;
o Vaivém com indicação sonora;
Experimentação de exercícios de aquecimento sem guia: vaivém, paparazzi
Introdução à mobilização da bola e ao gesto técnico de passe e receção sem orientação tátil. 
Introdução ao gesto técnico de forma analítica e focado na ação de perceção-ação: feedback cinestésico e assistência manual inversa (modelação tátil) 


Estratégia de inclusão em educação física para a população com deficiência visual e auditiva

4 Novembro 2021, 11:00 Rui Sousa Damas

Caracterização da população com deficiência visual e a sua influência para a aula de educação física.
Estratégias especificas para incluir alunos com deficiência visual nas aulas de educação física.
Caracterização da população com deficiência auditiva e a sua influência para a aula de educação física.
Estratégias especificas para incluir alunos com deficiência auditiva nas aulas de educação física.


T2 - Goalball V | Formando como treinador de goalball

2 Novembro 2021, 11:00 Rui Sousa Damas

Planeamento e lecionação de um exercício por parte dos futuros profissionais de educação física: conceber o exercício com base no objetivo de aprendizagem, descrição, componentes críticas, critérios de êxito, variantes de facilidade e dificuldade / progressões. 


Planear avaliar e modificação curricular II

28 Outubro 2021, 11:00 Rui Sousa Damas

Continuação do tema relativo a planear, avaliar e ministrar no contexto da educação física inclusiva.


T2 - Goalball IV | Ecologia do jogo

26 Outubro 2021, 11:00 Rui Sousa Damas

·         Técnicas de guia em corrida;

·         Aquecimento de jogo

·         Apropriação da ação de deslocamento no remate

·         Analisar de forma ecológica o jogo para melhor conceber os exercícios: experimentação através de exercícios complexos

·         Jogo condicionado:

o   Antes de rematar tem que bater com o pé no chão;

o   Um passe obrigatório entre a recuperação da posse de bola e um remate

o   Antes de rematar o jogador ou o treinador indica para onde remata

o   Mais ou menos tempo de ataque

o   Alterar a bola: pequena, grande