Sumários
9 Novembro 2021, 11:00
•
Rui Sousa Damas
• Formas de organização, logística e avaliação específica do bloco para o bloco de Goalball
• Regras e regulamentos do goalball internacional, nacional e do Desporto Escolar
• Esclarecimento de dúvidas sobre a avaliação especifica do bloco de goalball
• Apresentação da bibliografia especifica do bloco de goalball;
• Apresentação detalhada dos regulamentos referente ao tema Plágio: Princípios de conduta e de boas práticas, do Código de Conduta e de Boas Práticas – Universidade de Lisboa; Regulamento disciplinar dos estudantes da Universidade de Lisboa; Regulamento n.º 494/2017 - Diário da República n.º 183/2017, Série II de 2017-09-21;
• Questionamento ativo por parte dos alunos sobre as regras principais da modalidade de goalball.
• Experimentação: das técnicas de guia para a deslocação em pavilhão
• Apresentação das principais formas de deslocação autónoma na prática de atividade física em aula/treino por parte do aluno com deficiência visual:
o Corda guia e/ou corredores táteis;
o Vaivém com indicação sonora;
• Experimentação de exercícios de aquecimento sem guia: vaivém, paparazzi
• Introdução à mobilização da bola e ao gesto técnico de passe e receção sem orientação tátil.
• Introdução ao gesto técnico de forma analítica e focado na ação de perceção-ação: feedback cinestésico e assistência manual inversa (modelação tátil)
4 Novembro 2021, 11:00
•
Rui Sousa Damas
• Caracterização da população com deficiência visual e a sua influência para a aula de educação física.
• Estratégias especificas para incluir alunos com deficiência visual nas aulas de educação física.
• Caracterização da população com deficiência auditiva e a sua influência para a aula de educação física.
• Estratégias especificas para incluir alunos com deficiência auditiva nas aulas de educação física.
2 Novembro 2021, 11:00
•
Rui Sousa Damas
Planeamento e lecionação de um exercício por parte dos
futuros profissionais de educação física: conceber o exercício com base no objetivo
de aprendizagem, descrição, componentes críticas, critérios de êxito, variantes
de facilidade e dificuldade / progressões.
28 Outubro 2021, 11:00
•
Rui Sousa Damas
Continuação do tema relativo a planear, avaliar e ministrar no contexto
da educação física inclusiva.
26 Outubro 2021, 11:00
•
Rui Sousa Damas
·
Técnicas de guia em corrida;
·
Aquecimento de jogo
·
Apropriação da ação de deslocamento no remate
·
Analisar de forma ecológica o jogo para melhor
conceber os exercícios: experimentação através de exercícios complexos
·
Jogo condicionado:
o
Antes de rematar tem que bater com o pé no chão;
o
Um passe obrigatório entre a recuperação da posse
de bola e um remate
o
Antes de rematar o jogador ou o treinador indica
para onde remata
o
Mais ou menos tempo de ataque
o
Alterar a bola: pequena, grande