Sumários
Planear avaliar e modificação curricular I
21 Outubro 2021, 11:00 • Rui Sousa Damas
Planear, avaliar e ministrar no contexto da educação física inclusiva.
Modificação
curricular no contexto da educação física
T2 - Goalball III | A área de orientação como abordagem inicial
19 Outubro 2021, 11:00 • Rui Sousa Damas
·
Montagem e desmontagem do campo – que
preocupações? ·
Experimentação de situações jogadas ou jogos
condicionados de goalball, com a introdução de gestos técnico-táticos: o Deslocação
ofensiva e defensiva - Estafeta na área de orientação; o Reposição
da bola em campo; o Passe
à distância o Recuperação
de bola |
·
Jogos reduzidos de 1x1 e 2x2
·
Introdução à posição defensiva base alta: situação
do penalty
·
O feedback específico no goalball: Zonas do
campo
Equipa Multidisciplinar e o modelo ecológico
14 Outubro 2021, 11:00 • Rui Sousa Damas
Modelos da equipa multidisciplinar na escola inclusiva: melhores modelos,
formas de funcionamento e composição da equipa.
A função da comunicação na relação com os demais intervenientes da escola
inclusiva.
Modelos de abordagem no contexto da educação física inclusiva: modelo
ecológico e a sua conceptualização.
T2 - Goalball I | Exercícios e atividades sem referências táteis do campo
12 Outubro 2021, 11:00 • Rui Sousa Damas
·
Experimentação: das técnicas de guia para a
deslocação em pavilhão
·
Apresentação das principais formas de deslocação
autónoma na prática de atividade física em aula/treino por parte do aluno com
deficiência visual:
o
Corda guia e/ou corredores táteis;
o
Vaivém com indicação sonora;
·
Experimentação de exercícios de aquecimento sem
guia: vaivém, paparazzi
·
Introdução à mobilização da bola e ao gesto
técnico de passe e receção sem orientação tátil.
·
Introdução ao gesto técnico de forma analítica e
focado na ação de perceção-ação
Enquadramento histórico e legal da escola inclusiva
7 Outubro 2021, 11:00 • Rui Sousa Damas
Enquadramento histórico das medidas legislativas enquadradas na inclusão educativa.
Decreto de Lei 54/2018, atualizado pela Lei .nº116/2019 que enquadra a
educação inclusiva: alterações, filosófica e princípios, funcionamento,
principais desafios para os professores e a educação física.