Sumários

Planear avaliar e modificação curricular I

21 Outubro 2021, 11:00 Rui Sousa Damas

Planear, avaliar e ministrar no contexto da educação física inclusiva.

Modificação curricular no contexto da educação física


T2 - Goalball III | A área de orientação como abordagem inicial

19 Outubro 2021, 11:00 Rui Sousa Damas

·         Montagem e desmontagem do campo – que preocupações?

·         Experimentação de situações jogadas ou jogos condicionados de goalball, com a introdução de gestos técnico-táticos:

o   Deslocação ofensiva e defensiva - Estafeta na área de orientação;

o   Reposição da bola em campo;

o   Passe à distância

o   Recuperação de bola

·         Jogos reduzidos de 1x1 e 2x2

·         Introdução à posição defensiva base alta: situação do penalty

·         O feedback específico no goalball: Zonas do campo


Equipa Multidisciplinar e o modelo ecológico

14 Outubro 2021, 11:00 Rui Sousa Damas

Modelos da equipa multidisciplinar na escola inclusiva: melhores modelos, formas de funcionamento e composição da equipa.

A função da comunicação na relação com os demais intervenientes da escola inclusiva.

Modelos de abordagem no contexto da educação física inclusiva: modelo ecológico e a sua conceptualização.


T2 - Goalball I | Exercícios e atividades sem referências táteis do campo

12 Outubro 2021, 11:00 Rui Sousa Damas

·         Experimentação: das técnicas de guia para a deslocação em pavilhão

·         Apresentação das principais formas de deslocação autónoma na prática de atividade física em aula/treino por parte do aluno com deficiência visual:

o   Corda guia e/ou corredores táteis;

o   Vaivém com indicação sonora;

·         Experimentação de exercícios de aquecimento sem guia: vaivém, paparazzi

·         Introdução à mobilização da bola e ao gesto técnico de passe e receção sem orientação tátil.

·         Introdução ao gesto técnico de forma analítica e focado na ação de perceção-ação 


Enquadramento histórico e legal da escola inclusiva

7 Outubro 2021, 11:00 Rui Sousa Damas

Enquadramento histórico das medidas legislativas enquadradas na inclusão educativa.

Decreto de Lei 54/2018, atualizado pela Lei .nº116/2019 que enquadra a educação inclusiva: alterações, filosófica e princípios, funcionamento, principais desafios para os professores e a educação física.