Sumários
2ª aula voleibol sentado
7 Novembro 2018, 13:00 • Rui Sousa Damas
Adaptação da técnica de deslocamento ao voleibol sentado, centrando na importância do enquadramento relativamente ao local que se quer enviar a bola e da orientação segmentar para a execução do gesto.
Regras adaptadas do voleibol sentado, relacionadas, com serviço, bloco ao serviço e receção. Experimentação de exercícios aplicados aos serviço e receção.
Experimentação de situações de jogo reduzido (2x2) e condicionado.
2. Introdução à modalidade de goalball
6 Novembro 2018, 13:00 • Rui Sousa Damas
· Experimentação de exercícios de aquecimento sem guia.
· Experimentação de situações de aquecimento com deslocamento em autonomia e competição:
o Corda guia e/ou corredores táteis;
o Vaivém com indicação sonora;
o Mobilização com bola.
· Introdução aos gestos técnico-táticos em situações competitivas:
o Passe/receção;
1ª aula - Voleibol Sentado
31 Outubro 2018, 13:00 • Rui Sousa Damas
Apresentação, enquadramento internacional e nacional da modalidade de Voleibol Sentado. Regras e regulamentos adaptados do Voleibol Sentado.
1. Apresentação do bloco de goalball
30 Outubro 2018, 13:00 • Rui Sousa Damas
· Esclarecimento de dúvidas sobre a avaliação especifica do bloco de goalball · Apresentação da bibliografia especifica do bloco de goalball; · Apresentação detalhada dos regulamentos referente ao tema Plágio: Princípios de conduta e de boas práticas, do Código de Conduta e de Boas Práticas – Universidade de Lisboa; Regulamento disciplinar dos estudantes da Universidade de Lisboa; Regulamento n.º 494/2017 - Diário da República n.º 183/2017, Série II de 2017-09-21; · Questionamento ativo por parte dos alunos sobre as regras principais da modalidade de goalball; · Experimentação: das técnicas de guia base para a deslocação em pavilhão. |
Aula 6 - Estratégia de inclusão em educação física para a população com deficiência visual e auditiva
24 Outubro 2018, 13:00 • Rui Sousa Damas
- Caracterização da população com deficiência visual e a sua influência para a aula de educação física.
- Estratégias especificas para incluir alunos com deficiência visual nas aulas de educação física.
- Caracterização da população com deficiência auditiva e a sua influência para a aula de educação física.
- Estratégias especificas para incluir alunos com deficiência auditiva nas aulas de educação física.