Sumários

Aula 3 - Equipa Multidisciplinar e o modelo ecológico

3 Outubro 2018, 13:00 Rui Sousa Damas

Modelos da equipa multidisciplinar na escola inclusiva: melhores modelos, formas de funcionamento e composição da equipa.

A função da comunicação na relação com os demais intervenientes da escola inclusiva.

Modelos de abordagem no contexto da educação física inclusiva: modelo ecológico e a sua conceptualização.


3 - Campo de jogo e adequação das ações técnico-táticas

2 Outubro 2018, 13:00 Rui Sousa Damas

·         Montagem e desmontagem do campo – que preocupações?
·         Experimentação de situações jogadas ou jogos condicionados de goalball, com a introdução de gestos técnico-táticos:

o   Deslocação ofensiva e defensiva - Estafeta na área de orientação;

o   Reposição da bola em campo;

o   Passe à distância

Recuperação de bola.


Aula 2.Enquadramento histórico e legal da escola inclusiva

26 Setembro 2018, 13:00 Rui Sousa Damas

Enquadramento histórico das medidas legislativas enquadradas na inclusão educativa.

Novo Decreto de Lei 54/2018 que enquadra a educação inclusiva: alterações, filosófica e princípios, funcionamento, principais desafios para os professores e a educação física.


2. Introdução à modalidade de goalball

25 Setembro 2018, 13:00 Rui Sousa Damas

·         Experimentação de exercícios de aquecimento sem guia.

·         Experimentação de situações de aquecimento com deslocamento em autonomia e competição:

o   Corda guia e/ou corredores táteis;

o   Vaivém com indicação sonora;

o   Mobilização com bola.

·         Introdução aos gestos técnico-táticos em situações competitivas:

o   Passe/receção;

Remate/Bloco.


Aula 1. A inclusão no contexto da educação física

19 Setembro 2018, 13:00 Rui Sousa Damas

Introdução ao bloco de “inclusão na educação física”.

Debate aberto subordinado às questões:

·         Como aprendem os alunos?

·         O que é um aluno médio?

·         Quais as respostas educativas adequadas para os alunos?

Apresentação do suporte legal internacional e nacional para uma educação inclusiva.

Apresentação de conceitos chaves para o bloco:

·         Exclusão segregação integração e Inclusão;

·         Igualdade de oportunidades;

·         Equidade;

·         Participação e os seus atributos;

·         Educação Física Adaptada.

Introdução ao Desenho Universal de Aprendizagem.