A Comunicação não verbal
8 Maio 2017, 16:30 • Elisabete Monteiro
A aula foi essencialmente baseada na consciencialização da influência que tem a comunicação não verbal, na verbal, que a pode completar, reforçar ou modificar.
Assim, tudo o que interesse suscita uma redução da fidelidade e, o pretendido será uma relação o mais próxima possível entre emissor e receptor.
Enquanto comunicação não verbal procedeu-se a uma breve explicação do que estuda: a profética, a paralinguística e a profémica.
Ilustrou-se com inúmeros exemplos.
Foram sintetizados quasi os aspetos que a literatura sublinha como determinantes para o êxito da comunicação na intervenção pedagógica, nomeadamente utilizar múltiplos canais, adaptar a mensagem, incentivar a escuta ativa e, finalmente, procurar empatia.
Finalmente, forma abordados os conceitos introduzidos por Shulman quanto ao CK e PCK ((domínios dos Conteúdos e Domínio Pedagógico dos Conteúdos). O sistema de Aprendizagem de Kolb, de forma esquemática foi, similarmente apresentado e, destacado também a importância da gestão do tempo de aula.
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