Sumários

Revisões e Plano de estudo

9 Maio 2017, 10:30 Elisabete Monteiro

Iniciou-se a aula dando lugar ao esclarecimento de dúvidas por parte dos estudantes. Foi ainda referida a estrutura do teste, mediante pergunta dos estudantes. Foi também questionada a avaliação das fichas de leitura e das dinamizações. A docente, não estava na posse de todos os dados, mas encontra-se já divulgado na SGS da disciplina.

Uma vez que o teste é com consulta, (ppt e bibliografia), e não existindo mais dúvidas sugeriu-se que pudessem aproveitar esta aula, para os estudantes organizarem essencialmente a bibliografia, para um melhor e mais operacional consulta.


A Comunicação não verbal

8 Maio 2017, 16:30 Elisabete Monteiro

A aula foi essencialmente baseada na consciencialização da influência que tem a comunicação não verbal, na verbal, que a pode completar, reforçar ou modificar.

Assim, tudo o que interesse suscita uma redução da fidelidade e, o pretendido será uma relação o mais próxima possível entre emissor e receptor.
Enquanto comunicação não verbal procedeu-se a uma breve explicação do que estuda: a profética, a paralinguística e a profémica.
Ilustrou-se com inúmeros exemplos.
Foram sintetizados quasi os aspetos que a literatura sublinha como determinantes para o êxito da comunicação na intervenção pedagógica, nomeadamente utilizar múltiplos canais, adaptar a mensagem, incentivar a escuta ativa e, finalmente, procurar empatia.
Finalmente, forma abordados os conceitos introduzidos por Shulman quanto ao CK e PCK ((domínios dos Conteúdos e Domínio Pedagógico dos Conteúdos). O sistema de Aprendizagem de Kolb, de forma esquemática foi, similarmente apresentado e, destacado também a importância da gestão do tempo de aula.

Esclarecimento de dúvidas


Estratégia e estilos de Ensino

8 Maio 2017, 15:30 Elisabete Monteiro

De forma sucinta, uma vez que será desenvolvido na Metodologia, forma f+definidos os conceitos de 'Estratégia' e de 'Estilo de Ensino'.

Foi baseado na obra de Elisabeth Hayes (2007), tendo sido inclusivamente dado para consulta, durante a aula, este livro.
Apresentou-se assim de forma sumária e ilustrou-se com exemplos os estilos por: Comando, Tarefa, Avaliação Recíproca, Auto-avaliação, Inclusivo, Descoberta Guiada, Divergente, Programa Individual.
Esclarecimento de dúvidas.


A Comunicação no processo ensino-aprendizagem de dança

2 Maio 2017, 10:30 Elisabete Monteiro

Destacando o papel da comunicação no processo ensino-aprendizagem, iniciou-se a aula solicitando mediante um cenário no âmbito da técnica, da Composição, da História da Dança  ou das Práticas de Expressão e Comunicação que, individualmente, selecionassem um problema.

A partir deste ponto e durante a sua discussão foram introduzidos os conceitos- chave implicados.
Foram então sintetizadas as principais variáveis a ter em consideração, destacando-se o que a literatura específica diz relativamente às variáveis facilitadoras e às obstacularizadoras.
Por fim, apresentou-se em síntese os principais aspetos a ter em consideração a quando da organização de uma sessão de forma a perseguir a designada 'eficácia pedagógica'.
Esclarecimento de dúvidas.


A música - Complementos

24 Abril 2017, 16:30 Elisabete Monteiro

Procedeu-se a um complemento das informações relativas à música em dança. Inclusivamente os estudantes foram solicitados a fazer um exercício aplicativo quanto a possíveis aplicações mediante a audição de distintas músicas.Tentou-se assim consciencializar os estudantes para a importância que a música, o som, mas também o silêncio tem para a dança (técnica, criação, improvisação, etc), incentivando-se igualmente para a construção de uma playlist, não tanto por género musical, mas de acordo com o âmbito e objetivos na sua atuação, ordená-las/organizá-las por 'modo'/ambiente, compasso/métrica, andamento, para se adequar a distintas necessidades na sua futura intervenção.