A música -. acompanhamento sonoro na dança
21 Março 2017, 10:30 • Elisabete Monteiro
O papel da dança na técnica. A díade 'o escutado - o dançado'
A música como regulador e/ou como estratégia.
A concordância com a métrica, o andamento, o ritmo, o ambiente, a 'textura'.
A música na criação coreográfica, na exploração do movimento. A coreografia enquanto forma e conteúdo.
A importância das ligações e das transições. Coreografar não é juntar movimentos. Combinação de movimentos versus frase coreográfica. Concordância ou não com a frase musical - desafio perceptivo.
A determinância na escolha do supiorte sonoro quanto: ao âmbito d eintervenção, ao background/nível dos alunos, ao grau de complexidade desejado, à quantidade de alunos, ao tipo de trabalho a desenvolver, ao 'mood'/ambiente, ao objetivo, etc....
Música: papel de contenção, potenciação, reinvenção, a nível da: sincronização, oposição, assimilação ou mesmo independência. Enquadramento conceptual.
Som, música e silêncio - potencial criativo.
Conceitos importantes na relação música e/na/para a dança: escuta, atenção, usabilidade, adequação, mais valia.
Foram sugeridos alguns sites para escuta em período extra-escolar.
Os estudantes foram ainda incentivados a começarem a criar uma ou várias playlists para as músicas servirem a futura intervenção didático-criativa.