Laban e a dança

6 Março 2017, 16:30 Elisabete Monteiro

A forma de dança que desenvolveu ao envolver auto-descoberta, auto-consciência a expressão e a comunicação, foi determinante para a sua sistematização a nível dos fatores do movimento, com grande influência do momentio socio político da Alemanha dos anos 30.

Foram explicadas as sua 'ações básicas de esforço', aplicadas à dança, ao teatro, ao movimento em geral. Foram ainda visionadas, cada uma delas, permitindo assim a sua exemplificação e melhor compreensão da combinação das qualidades do movimento quanto à Fluência, Espaço, Tempo e Peso.
Procedeu-se seguidamente à definição de cada uma, destacando  o trabalho por polos (opostos) e todo o gradativo intermérdio. Foi ainda reforçada a questão da 'atitude' presente um cada uma.
Assim, Fluência_ em que a aitude carcterística é a precisão do movimento (entre livre e controlada); o Espaço_ em que a atitude característica é a atenção ou foco do movmento (direto, indireto); o Tempo_ em que a atitude característica é a decisão no modo de execução do movimento (rápido, lento); o Peso_ em que a atitude caraterística é a intenção do movimento (frca, forte).
A aula terminou com o visionamento de várias abordagens que consideram ser no âmbito da dança criativa. Procedeu-se à discussão e reflexão do visionado.