Sumários
19 Novembro 2021, 11:00
•
Ana Paula Lebre dos Santos Branco Melo
A componente terapêutica e de lazer da atividade de Boccia
Apresentação breve da modalidade, tarefas motoras implicadas, operacionalização de regras.
Bibliografia
Desporto Escolar (2019) Regras Boccia . Disponível em https://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/regras_de_boccia_19_20.pdf
World Boccia (2020).From how to play Boccia to Strengthening exercises!. Disponível em https://www.worldboccia.com/
12 Novembro 2021, 11:00
•
Ana Paula Lebre dos Santos Branco Melo
1.Definição e filosofia dos espaços snoezelen (origem, definição, conceito)
2.Intervenção e avaliação espaços snoezelen (finalidades,eixos orientadores, estratégias, equipamentos)
3.. Objetivos de programa de intervenção:
Descobrir e integrar as experiências dos sentidos proporcionadas em atividades.,
Desenvolver as habilidades sensoriais “como instrumentos” para perceber, conhecer o corpo e o ambiente ,
Melhorar a interação com o meio ambiente e o interesse pelos estímulos e sensações que ele oferece.
Descobrir e apreciar experiências interoceptivas e exterocetivas que os sentidos nos proporcionam.,
Melhorar a tolerância a estímulos sensoriais (visuais, sonoros, táteis ou cinéticos).
Promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas através da estimulação multissensorial.
BIBLIOGRAFIA
International Snoezelen Association ISNA (2021) disponível em https://snoezelen-professional.com/de
Lázaro, A., Blasco, S., Lagranja, A. (2010). La integración sensorial en el Aula Multisensorial y de Relajación: estudio de dos casos. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 13, (4), 321-334.
5 Novembro 2021, 11:00
•
Ana Paula Lebre dos Santos Branco Melo
Fundamentos de suporte para a terapia nos espaços snoezelen em psicomotricidade
-Sensorialidade e consciência de si.
-As funções do Eu pele ( Anzieu).
-Relações perceção-ação.
-Sinais de dificuldades na integração/processamento sensorial
Terapias de domínio sensorial como terapias ativas (énactive).
Métodos de domínio sensorial em psicomotricidae.
Operadores terapêuticos
Quadro terapêutico
Feuillerat,B. (2015). Méthodes à dominante sensorielle. In Albaret, J. M., Giromini, F.; Scialom, P. (Eds) (2015) Manuel d’enseignement de psychomotricité: Méthodes et techniques. Tome 2. Louvain-LAA-Neuve: Solal. (p. 311-317)
6 Outubro 2021, 15:30
•
Cristina Espadinha
A utilização do software de apresentação Powerpoint para a realização de Jogos.
6 Outubro 2021, 14:00
•
Cristina Espadinha
A utilização do software de apresentação Powerpoint para a realização de Jogos.