Programa

Modelos Conceptuais e Metodológicos em Funcionalidade e Qualidade de Vida

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora

Programa

1. Modelos Concetuais na Reabilitação e Educação 2. A Recolha de Dados. Avaliação. Protocolo, administração e cotação. Propriedades métricas. Interpretação dos dados. Generalização, explicação e predição. 3. A Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID): terminologia, definição, diagnóstico e caracterização; competências, envolvimento e apoios; 4. A avaliação adaptativa: Escala de Comportamento Adaptativo versão Portuguesa; 5. Paradigma dos Apoios e avaliação: Escala de Intensidade de Apoios; 6. A Deficiência Motora: modelos e funcionalidade motora; 7. Modelo Conceptual e avaliação da Qualidade de Vida das populações vulneráveis; a promoção da QdV como desafio sociopolítico; 8. Os Direitos das Pessoas com Deficiência; Escala de Autodeterminação Portuguesa; 9. Deficiências sensoriais (deficiência visual e surdez): impacto do desenvolvimento sensorial na funcionalidade e qualidade de vida; 10. As atitudes e boas práticas na Reabilitação: transição para a vida adulta e ativa; 11. A intervenção psicomotora com pessoas com necessidade de apoio (DID, Deficiência Visual, Surdez e Deficiência Motora).