Aula 6 MED (MM) - Objetivos Pedagógicos: Gerais, Específicos e Operacionais (Continuação)
14 Março 2022, 09:30 • margarida moura
Continuação da reflexão sobre os objetivos, os conteúdos e as atividades a incluir na planificação pedagógica.
Exercícios práticos e colaborativos com os estudantes de melhoramento da tarefa de planificação pedagógica, com o apoio da aula, sobre objetivos dos alunos e as atividades específicas a cada objetivo.
Observações:
Trazer para a próxima aula as atividades da planificação específicas à avaliação das aulas de prática pedagógica. O que vão avaliar (conteúdos) e como pretendem fazer (instrumentos e estratégias).
Bibliografia
Ferraz, A.,& Belhot M. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod.. São Carlos, 17, 2, 421-431. Retrieved from http://scielo.br
Birzea, C. (1979). Rendre operationnels le objectifs pedagogiques. Paris: Presses Universitaires de France.
Hainaut, L. . (1983). Des fins aux objectifs de l'éducation: Un cadre conceptuel et une méthode générale pour établir les résultats attendus d'une formation. Paris: F. Nathan.
Harrow, A. J. (1972). A taxonomy of the psychomotor domain: A guide for developing behavioral objectives. New York: D. McKay Co.
De Landsheere, V., & De Landsheere G. (1983). Definir os objectivos da educação. Lisboa: Moraes Editores.
Kassing, G., & Jay, D. M. (2003). Dance teaching methods and curriculum design. Champaign, IL: Human Kinetics.
Keinänen, M., Hetland, L., & Winner, E. (2008). Teaching Cognitive Skill through Dance: Evidence for near but Not Far Transfer. Journal of Aesthetic Education, 34(3/4), 295-306. University of Illinois Press. Retrieved from http://www.jstor.org/pss/3333646
Krathwohl, D. R., Bloom, B. S., & Masia, B. B. (1964). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. (Taxonomy of educational objectives.) New York: David McKay.
Noble, T. (January 01, 2004). Integrating the Revised Bloom's Taxonomy With Multiple Intelligences: A Planning Tool for Curriculum Differentiation. Teachers College Record, 106, 1, 193-211.
Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: Human Kinetics.
for Health, Physical Education, Recreation, and Dance.