Aula 2 (MM) - Planificação pedagógica de 2 aulas de dança
25 Fevereiro 2022, 09:30 • margarida moura
- Elaboração da planificação, que antecede e prepara o exercício de prática pedagógica (PP).
- Modelo d’Instructional Design (d’ID): funções do modelo. Relação do modelo d’ID com a pedagogia por objetivos e a pedagogia por projeto.
- Fases do plano pedagógico (adaptação de Lebrun, N., & Berthelot, S. (1994).
- Etapas da planificação: Identificar o contexto onde vai decorrer; definir os objetivos (diferentes níveis) e conteúdos; sugerir e organizar as temáticas e as atividades; apresentar diversidade de métodos e estratégias e propor instrumentos de avaliação (testes, questionários, entrevistas, desenhos, sequência de movimento).
- Guião da planificação:
INTRODUÇÃO
CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO EDUCATIVA: Contexto Sócio-Histórico, Contexto Sociogeográfico, Contexto Socioeconómico e Contexto Educativo.
Contexto Educativo:
Ao nível da instituição
a) Recursos Humanos.
b) Recursos Materiais (características do equipamento, espaço, dimensões, piso, iluminação, arejamento, recursos materiais, fixos e móveis).
Ao nível da ação
a) Características da ação educativa (temáticas, tipo de atividade, forma (s) de dança a trabalhar).
b) Professor (objetivos, estratégias / estilos ensino).
c) Alunos (Características da população alvo - idades, interesses, limitações, experiências anteriores, motivações, gostos pessoais...etc.).
Objetivos – Conteúdos – Atividades
d) Avaliação - tipo, quando? Quantas?, qual a finalidade?, como? (critérios e categorias de avaliação).
e) Quadro síntese: objetivos-conteúdos-atividades-avaliação.
f) Quadro temporal – identificação (data, hora, população alvo, tema e/ou subtema, local) e sinopse de cada sessão (conteúdos e avaliação).
CONCLUSÃO - Reflexão sobre a planificação realizada.
BIBLIOGRAFIA - nome dos autores, data, nome do artigo e da revista em que se insere, nº e pgs. do artigo, edição.... A bibliografia deverá ser específica dos temas, pertinente e atualizada e apresentada segundo o sistema APA.
ANEXOS - devidamente identificados e com índice próprio.
Tarefa formativa para a próxima aula – conhecer a população alvo e trazer 2 objetivos possíveis de trabalhar na PP.
Iniciar o processo de planificação da Prática Pedagógica.
Bibliografia:
Dessus, P. (January 01, 2006). Quelles idees sur l'enseignement nous revelent les modeles d'Instructional Design?. Schweizerische Zeitschrift Fur Bildgungswissenschaften = Rivista Svizzera Di Scienze Dell'educazione = Revue Suisse Des Sciences De L'education, 1, 137-158.
Januário, C. (1996). Do pensamento do professor à sala de aula. Coimbra: Livraria Almedina.
Lebrun, N., & Berthelot, S. (1994). Plan pédagogique: Une démarche systématique de planification de l'enseignement. Bruxelles: De Boeck Université.
Morissette, D. , Gingras, M., & Alves, L. A. M. (1994). Como ensinar atitudes: planificar, intervir, valorizar. Porto: Editora Asa.
Palmade, G. (2005). Les méthodes en pédagogie. Paris: PUF.
Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.