Aula 3 (MM) - Planificação pedagógica (continuação)

4 Março 2022, 09:30 margarida moura

Planificação pedagógica (PP) (continuação).

Reflexão sobre o quadro síntese, conteúdos - objetivos - atividades - avaliação.

Apoio tutorial sobre alguns dos elementos constituintes da PP, em especial diferença entre conteúdos e objetivos; exemplos de formulação de atividades.

Visualização de modelos de planificação realizados por estudantes da licenciatura em dança da FMH.

Tarefa formativa em processo: os estudantes devem pesquisar, para a próxima aula, exemplos modelos de instrução/estilos de ensino.


Bibliografia

Lebrun, N., & Berthelot, S. (1994). Plan pédagogique: Une démarche systématique de planification de l'enseignement. Bruxelles: De Boeck Université.

Morissette, D. , Gingras, M., & Alves, L. A. M. (1994). Como ensinar atitudes: planificar, intervir, valorizar. Porto: Editora Asa.

Palmade, G. (2005). Les méthodes en pédagogie. Paris: PUF.

Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.