Aula 4 - Planificação Pedagógica
15 Fevereiro 2017, 14:00 • margarida moura
- Elaboração da planificação, que antecede e prepara o exercício de prática pedagógica (PP).
- Modelo d’Instructional Design (d’ID): funções do modelo. Relação do modelo d’ID com a pedagogia por objetivos e a pedagogia por projeto.
- Fases do plano pedagógico (adaptação de Lebrun, N., & Berthelot, S. (1994).
- Etapas da planificação: Identificar o contexto onde vai decorrer; definir os objetivos (diferentes níveis) e conteúdos; sugerir e organizar as temáticas e as atividades; apresentar diversidade de métodos e estratégias e propor instrumentos de avaliação (testes, questionários, entrevistas, desenhos, sequência de movimento).
- Guião da planificação:
INTRODUÇÃO
CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO EDUCATIVA: Contexto Sócio-Histórico, Contexto Sócio-Geográfico, Contexto Sócio-Económico e Contexto Educativo.
Contexto Educativo: Ao nível da instituição (FMH e colégio da Torre)
a) Recursos Humanos
b) Recursos Materiais (Características do equipamento, espaço, dimensões, piso, iluminação, arejamento, recursos materiais, fixos e móveis)
Ao nível da ação
a) Características da ação educativa (temáticas, tipo de atividade, forma (s) de dança)
b) Professor
c) Alunos (Características da população alvo - idades, interesses, limitações, experiências anteriores, motivações, gostos pessoais...etc.).
Objetivos – conteúdos – atividades
d) Avaliação - tipo, quando? Quantas?, qual a finalidade?, como? (critérios e categorias de avaliação)
e) Quadro síntese: objetivos-conteúdos-atividades-avaliação
f) Quadro Temporal – identificação (data, hora, população alvo, tema e/ou subtema, local) e sinopse de cada sessão (conteúdos e avaliação)
CONCLUSÃO - Reflexão sobre a planificação realizada
BIBLIOGRAFIA - nome dos autores, data, nome do artigo e da revista em que se insere, nº e pgs. do artigo, edição.... A bibliografia deverá ser específica dos temas, pertinente e atualizada e apresentada segundo o sistema APA
- ANEXOS - devidamente identificados e com índice próprio
Tarefa formativa para a próxima aula – conhecer a população. Iniciar o processo de planificação da Prática Pedagógica ( a entregar na aula 8).
Referências bibliográficas:
Dessus, P. (January 01, 2006). Quelles idees sur l'enseignement nous revelent les modeles d'Instructional Design?. Schweizerische Zeitschrift Fur Bildgungswissenschaften = Rivista Svizzera Di Scienze Dell'educazione = Revue Suisse Des Sciences De L'education, 1, 137-158.
Humphrey, J. H. (1987). Child development and learning through dance. New York: AMS Press.
Januário, C. (1996). Do pensamento do professor à sala de aula. Coimbra: Livraria Almedina.
Lebrun, N., & Berthelot, S. (1994). Plan pédagogique: Une démarche systématique de planification de l'enseignement. Bruxelles: De Boeck Université.
Morissette, D. , Gingras, M., & Alves, L. A. M. (1994). Como ensinar atitudes: planificar, intervir, valorizar. Porto: Editora Asa.
Palmade, G. (2005). Les méthodes en pédagogie. Paris: PUF.
Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: Human Kinetics.
Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.
Observações:
Os estudantes deverão contactar as crianças a quem vão dar aulas de Dança, os professores da FMH que trabalham com as crianças da Torres (Helena Sta. Clara, Carlos Neto e Mafalda carinha) assim como os professores do colégio da Torre no sentido de obterem informação específica (para a planificação da prática pedagógica), sobre a população alvo, contexto educativo e necessidades educativas das crianças.