Aula nº6 - Objetivos-Conteúdos-Atividades-Avaliação
22 Fevereiro 2017, 14:00 • margarida moura
Avaliação - conceito. Porquê avaliar? Diferenciação entre avaliação e classificação.
Modelos de avaliação: contexto, entrada, processo e produto.
Variáveis influentes na avaliação educativa: políticas, económicas, sociais, culturais, institucionais, de ensino (conteúdo, método, organização, instalações e equipamentos e custos) e de aprendizagem (comportamentos cognitivos, socioafetivos e psicomotores).
Tipos e funções da avaliação pedagógica: diagnóstica, formativa, sumativa e
prognóstica
Critérios na escolha das categorias de avaliação. Exemplos.
Considerações sobre avaliação: aulas tipo, temas, categorias, sub-categorias
avaliativas.
Exemplos de grelhas avaliativas.
Quadro síntese de relação da avaliação pedagógica com os objetivos gerais e
específicos, conteúdos e atividades.
Exercícios de objetivos Objetivos Gerais (OG)_Objetivos Específicos (OE)_Objetivos Operacionais (OO) / Atividades
Exercício de incluir a avaliação na planificação pedagógica (trabalho autónomo).
Exercício prático de formulação de objetivos: OG_OE_OO / Atividade.
Referências bibliohgráficas:
Gough, M. (1993). In touch with dance. Lancaster: Whitethorn.
Kimmerle, M., & Côté-Laurence, P. (2003). Teaching dance skills: A motor learning and development
approach. Andover, N.J: J. Michael Ryan Pub.
Lockhart, A. S., & Pease, E. E. (1982). Modern dance: Building and teaching lessons. Dubuque, Iowa:
W.C. Brown Co.
Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: Human
Kinetics.
Sherbon, E. (1975). On the count of one: Modern dance methods - 2nd ed. Palo Alto, Ca: Mayfield
Publishing.
Meier, W., & Baranek, M. (1973). Recreative movement in further education. London: Macdonald
and Evans.
Metzler, M. W. (2005). Instructional models for physical education. Scottsdale, Ariz: Holcomb
Hathaway, Publishers.
Murphy R. & Espeland M. (2007). Making connections in assessment and evaluation in arts
education. In L. Bresler, (Ed.). International handbook of research in arts education. Dordrecht, The
Netherlands: Springer. Vol 16 (pp. 337-340).
Ribeiro, M. L. C. (1989). Avaliação da aprendizagem. Lisboa: Texto Editora.
Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa:
Universidade aberta.
Observações:
Conhecer a população alvo (contactar profs... e crianças) ENTREVISTAS