Estilos de Ensino, Eficácia da intervenção pedagógica
13 Fevereiro 2017, 09:30 • Maria João Alves
|
Apresentação de conceitos, relacionados com o ensino de dança, intervenção didática, técnica de ensino e estilo de ensino. Os estilos de Ensino de acordo com Mosston e aplicados ao ensino da dança Gibbons (2007): comando, tarefa, autoavaliação, inclusão, recíproco, autoensino, descoberta convergente, programa individual, produção divergente, iniciado pelo aluno, descoberta guiada. Exercício de consolidação, através da apresentação em pequenos grupos dos estilos Tarefa, Recíproco, Descoberta Convergente e Descoberta Convergente e posterior discussão/clarificação acerca de exemplos vídeo. A investigação sobre o espectro dos estilos de Ensino: a síntese efetuada por Byra (2006), sobre os resultados dos estudos relativos aos estilos de ensino por produção. Eficácia da intervenção pedagógica. O conceito de “professor de dança eficaz”. Comportamentos do professor suscitáveis de favorecer melhores resultados nos alunos, segundo Rosenshine & Furst (1971): Clareza, Plasticidade, Concentração na tarefa, crítica, ensino indireto, tempo de prática, estruturação, questionamento e diagnóstico. As qualidades importantes num professor de técnica de dança (Schlaich & Dupont, 1993). As qualidades importantes no professor de dança para crianças (Joyce, 1984). Reflexão de como tornar a ação educativa eficaz (Altet, 1999). Explicação da Tarefa Formativa, a executar: Entrevista semiestruturada sobre 1 ou 2 exemplos de: a) conteúdos que trabalham; b) atividades/exercícios para os conteúdos c) objetivos e d) avaliação (o quê? como?). |
|
Bibliografia Altet, M. (1999). As Pedagogias da aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget Byra, M. (2006).Teaching styles and inclusive pedagogies (2006). In David Kirk, Doune MacDonald, M. O'Sullivan (Eds). The handbook of physical education. SAGE Ed. Pp. 449-466. Disponível em http://www.google.pt/books?hl=pt- PT&lr=&id=aJv69BDaZjMC&oi=fnd&pg=PA449&dq=dance+teaching+styles&ots=kONlmwR6rY&sig=OnHyUoKpkDJvqkMRFlHfv2kYT20&redir_esc=y#v=onepage&q=dance teaching styles&f=false Gibbons, E. (2007). Teaching dance: The spectrum of styles. Bloomington, IN: AuthorHouse. Joyce, M. (1984). Dance technique for children. Palo Alto, California: Mayfield Pub. Co. Meier, W., & Baranek, M. (1973). Recreative movement in further education. London: Macdonald and Evans. Mosston, M., & Ashworth, S. (1986). Teaching physical education (3ª Ed.). Columbus: Merrill Publishing Company. Mosston, M., & Ashworth, S. (2008). Teaching physical education. (Spectrum Institute for Teaching and Learning, Ed.) (first onli., p. 358). Disponível em http://www.spectrumofteachingstyles.org/ebook Noguera, M. D. (1991). Hacia una clarificación conceptual de los términos didácticos de la educación física y el deporte. Revista de Educación Física. Renovación de la Teoría y la Práctica, 40, 2-10. Råman, T. (2009, March). Collaborative learning in the dance technique class. Research in Dance Education. doi:10.1080/14647890802697247 Rosenshine & Furst (1971) em Harootunian, Berj (1975). Research in Teaching Effectiveness (pp. 121-134). In M. Mohan, & R. E. Hull (Eds). Teaching effectiveness: Its meaning, assessment, and improvement. Englewood Cliffs, N.J: Educational Technology Publications. Schlaich, J., & DuPont, B. (1993). The art of teaching dance technique. Reston: National Dance Association, an association of the American Alliance for Health, Physical Education, Recreation, and Dance. Sicilia, C. A. (2001). La investigación de los estilos de ensen̋anza en la educación física: Un viejo tema para un nuevo siglo. Espan̋a: Wanceulen Editorial Deportiva. |
|
Observações Execução da tarefa formativa (Entrevista a profissionais de dança, professores ou colegas que lecionam dança) até dia 15 de fevereiro. |