Modelo de Plano de aula

13 Março 2017, 09:30 Maria João Alves

Transmissão de modelo de plano de aula, incluindo os seguintes itens:

· Identificação completa: Número de plano de aula, população alvo, forma de dança, identificação do professor, data, hora, número de aula, duração, sessão, nº alunos, local, conteúdos da sessão, material, objetivos do professor, objetivos de aprendizagem (OG-OE), atividades de aprendizagem para cada objetivo (identificação).

·Descrição pormenorizada de cada atividade, incluindo introdução e conclusão: Título da atividade, identificação da fase (aquecimento, desenvolvimento, clímax, retorno à calma), descrição da atividade, duração (em tempo), condições de realização, comportamento do professor, critérios êxito, avaliação, observações, estilo a adotar, erros a evitar, acompanhamento musical.

· Anexos e observações.

Sugestões de preenchimento. Exemplos-tipo de descrição de atividade dentro do modelo de plano de aula.

Exercício treino de definição de conceitos, identificação de conteúdos de modo a relacionar atividades e definir respetivos critérios de êxito de acordo com graus de exigência diferenciados. O exercício-treino foi efetuado recorrendo a pequenos excertos-videos de atividades de dança com crianças.


Bibliografia

De Landsheere, V., & De Landsheere G. (1983). Definir os objectivos da educação. Lisboa: Moraes Editores.

Kassing, G., & Jay, D. M. (2003). Dance teaching methods and curriculum design. Champaign, IL: Human Kinetics.

Kimmerle, M., & Côté-Laurence, P. (2003). Teaching dance skills: A motor learning and development approach. Andover, N.J: J. Michael Ryan Pub.

Metzler, M. W. (2005). Instructional models for physical education. Scottsdale, Ariz: Holcomb Hathaway, Publishers.

Murphy R. & Espeland M. (2007). Making connections in assessment and evaluation in arts education. In L. Bresler, (Ed.). International handbook of research in arts education. Dordrecht, The Netherlands: Springer. Vol 16 (pp. 337-340).

Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: Human Kinetics. Ribeiro, M. L. C. (1989).

Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.