Aula 5 - Objetivos Educativos e Pedagógicos

20 Fevereiro 2017, 09:30 margarida moura

Objetivos gerais, específicos e operacionais /atividades.

Erros a evitar na formulação de objetivos.

Exemplos de objetivos do professor e do aluno.

Estratégias para a formulação de objetivos (listagem de verbos dos domínios, cognitivo, socioafetivo e psicomotor).

Tarefa conjunta, docente-estudantes de definição de objetivos de dança: objetivos de processo, objetivos de produto assim como detecção de objetivos formulados correta e incorretamente.

Trabalho autónomo dos estudantes para reflexão na próxima aula: Definição de um objetivo geral (OG), 2 objetivos específicos (OE) que concorram para o alcance do OG e 4 atividades que concorram para o alcance dos 2 OE.

Referências bibliográficas:

Ferraz, A.,& Belhot M. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e  apresentação das adequações do instrumento  para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod.. São Carlos, 17, 2, 421-431. Retrieved from http://scielo.br

Birzea, C. (1979). Rendre operationnels le objectifs pedagogiques. Paris: Presses Universitaires de France.

Hainaut, L. . (1983). Des fins aux objectifs de l'éducation: Un cadre conceptuel et une méthode générale pour établir les résultats attendus d'une formation. Paris: F. Nathan.

Harrow, A. J. (1972). A taxonomy of the psychomotor domain: A guide for developing behavioral objectives. New York: D. McKay Co.

De Landsheere, V., & De Landsheere G. (1983). Definir os objectivos da educação. Lisboa: Moraes Editores.

Kassing, G., & Jay, D. M. (2003). Dance teaching methods and curriculum design. Champaign, IL: Human Kinetics.

Keinänen, M., Hetland, L., & Winner, E. (2008). Teaching Cognitive Skill through Dance: Evidence for near but Not Far Transfer. Journal of Aesthetic Education, 34(3/4), 295-306. University of Illinois Press. Retrieved from http://www.jstor.org/pss/3333646

Krathwohl, D. R., Bloom, B. S., & Masia, B. B. (1964). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. (Taxonomy of educational objectives.) New York: David McKay.

Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: Human Kinetics. Ribeiro, M. L. C. (1989). Avaliação da aprendizagem. Lisboa: Texto Editora.