Aula 5 - Objetivos Educativos e Pedagógicos
20 Fevereiro 2017, 09:30 • margarida moura
Objetivos gerais, específicos e operacionais /atividades.
Erros a evitar na formulação de objetivos.
Exemplos de objetivos do professor e do aluno.
Estratégias para a
formulação de objetivos (listagem de verbos dos domínios, cognitivo, socioafetivo
e psicomotor).
Tarefa conjunta, docente-estudantes de definição de objetivos de dança:
objetivos de processo, objetivos de produto assim como detecção de objetivos formulados
correta e incorretamente.
Trabalho autónomo dos estudantes para reflexão na próxima aula: Definição de um objetivo geral (OG), 2 objetivos específicos (OE) que concorram para o alcance do OG e 4 atividades que concorram para o alcance dos 2 OE.
Referências bibliográficas:
Ferraz, A.,& Belhot M. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod.. São Carlos, 17, 2, 421-431. Retrieved from http://scielo.br
Birzea, C. (1979). Rendre operationnels le objectifs pedagogiques. Paris: Presses Universitaires de France.
Hainaut, L. . (1983). Des fins aux objectifs de l'éducation: Un cadre conceptuel et une méthode générale pour établir les résultats attendus d'une formation. Paris: F. Nathan.
Harrow, A. J. (1972). A taxonomy of the psychomotor domain: A guide for developing behavioral objectives. New York: D. McKay Co.
De Landsheere, V., & De Landsheere G. (1983). Definir os objectivos da educação. Lisboa: Moraes Editores.
Kassing, G., & Jay, D. M. (2003). Dance teaching methods and curriculum design. Champaign, IL: Human Kinetics.
Keinänen, M., Hetland, L., & Winner, E. (2008). Teaching Cognitive Skill through Dance: Evidence for near but Not Far Transfer. Journal of Aesthetic Education, 34(3/4), 295-306. University of Illinois Press. Retrieved from http://www.jstor.org/pss/3333646
Krathwohl, D. R., Bloom, B. S., & Masia, B. B. (1964). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. (Taxonomy of educational objectives.) New York: David McKay.
Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: Human Kinetics. Ribeiro, M. L. C. (1989). Avaliação da aprendizagem. Lisboa: Texto Editora.