Repercussões do exercício físico na mãe e no feto.Gravidez e prevenção de risco.

19 Fevereiro 2019, 08:00 Maria Filomena Soares Vieira

1- Repercussões do exercício físico na mãe e no feto. Comparação das adaptações fisiológicas da mulher à gravidez com as adaptações fisiológicas normais ao exercício aeróbio. Alterações do fluxo sanguíneo em consequência da gravidez durante o exercício. Controle da intensidade do exercício através da FC durante a gravidez.

. Efeitos benéficos e nocivos do exercício físico para a mãe. Efeito do exercício físico no feto: Exercício materno e crescimento intra-uterino. Exercício materno e duração da gravidez.

Recomendações para prática de exercício na gravidez. Atestado médico e questionário de anamnese. Contra-indicações relativas. Contra-indicações absolutas. Prescrição de exercício (frequência, intensidade, duração, tipo). Escala de Borg e talk test para controle da intensidade do exercício. Considerações especiais: mulheres sedentárias antes da gravidez, mulheres ativas antes da gravidez, mulheres com obesidade mórbida, diabetes ou hipertensão arterial. Sinais de alarme para a interrupção do exercício.

Recomendações para a prática do exercício no pós-parto. Considerações gerais sobre o exercício físico no pós-parto: tempo de recuperação das condições morfológicas e fisiológicas anteriores à gravidez. Exercício físico e aleitamento materno. Relação entre a retenção de massa corporal o ganho de massa corporal e de massa gorda durante a gravidez. Amamentação e diminuição de massa corporal.

Gravidez e prevenção de risco. 1. Diabetes: ação da insulina e homeostasia da glicose. Tipos de diabetes. Segunda metade da gravidez período onde aumenta a incidência de diabetes gestacional. Fatores de risco da diabetes gestacional. Consequências da patologia para a mãe, feto/RN e criança. Efeito do exercício no controle e prevenção da diabetes gestacional.

2. Hipertensão na gravidez Definição e classificação da hipertensão na gravidez: hipertensão crónica; hipertensão gestacional (pré-eclampsia ligeira e grave – eclampsia e síndrome HELLP). Mecanismo da pré-eclampsia. Fatores de risco da pré-eclampsia. Consequências da patologia para a mãe e feto. Efeito do exercício no controle e prevenção da pré-eclampsia.

3. Incontinência urinária. Controle central e periférico da continência urinária. Classificação da incontinência urinária (mais frequente na gravidez): IU de urgência, IU de esforço e IU mista. Fatores de risco para a IU. Efeito do treino dos músculos do pavimento no controle e prevenção da IU.

Aplicação de um mini teste de avaliação dos conhecimentos lecionados na aula e correção.