Alterações Morfológicas e Fisiológicas na gravidez e pós-parto. Parto. Gravidez e Exercício
13 Fevereiro 2017, 10:00 • Maria Filomena Soares Vieira
- Alterações morfológicas e fisiológicas durante a gravidez (continuação):
3. Sistema cardiovascular. Aumento da frequência cardíaca, volémia e débito cardíaco. Anemia fisiológica da gravidez. Alterações de pressão arterial, sua relação com as posições corporais adotadas pela grávida no dia-a-dia e durante a prática de exercício físico.
4. Sistema respiratório. Alterações anatómicas (grelha costal e diafragma) e funcionais (alteração dos volumes e capacidades pulmonares). Consequência destas alterações para a prática de exercício físico.
5. Sistema digestivo. Alterações de apetite. Consequência da diminuição da mobilidade digestiva e do peristaltismo esofágico.
6. Sistema renal. Alterações anatómicas e da capacidade funcional dos rins. Proteinúria. Alterações posturais e funcionamento renal.
7. Termoregulação. Hipertermia. Consequência para a prática de exercício físico.
- Parto: sinais de parto, fases do parto, tipos de parto
- Alterações morfológicas e fisiológicas durante o pós-parto: involução do útero, lóquios, musculatura do pavimento pélvico, musculatura abdominal, sistema endócrino, alterações biomecânicas, sistema cardiovascular, sistema renal, termorregulação, mastite.
- Repercussões do exercício físico na mãe e no feto. Comparação das adaptações fisiológicas da mulher à gravidez com as adaptações fisiológicas normais ao exercício aeróbio. Alterações do fluxo sanguíneo em consequência da gravidez durante o exercício. Controle da intensidade do exercício através da FC durante a gravidez.