Sumários

Aula prática de improvisação/composição | Modelação, Diálogo e Movimento Abstrato

17 Fevereiro 2017, 12:30 Maria João Alves

Aula prática de improvisação/composição com estímulos diversos, nomeadamente a exploração de modelação de movimento e sombras.

Exploração dos conceitos de não-movimento e de movimento concreto transformado em movimento abstrato.

Improvisação a pares através do diálogo com palavras únicas, comportamento não-verbal e diálogo de improvisação.

Trabalho de apreciação das improvisações sobre a consonância entre os objetivos do exercício e os resultados observados no grupo de colegas.

 


Aula prática de improvisação/composição | Frases com constrangimentos imaginários

15 Fevereiro 2017, 11:30 Maria João Alves

Aula prática de improvisação/composição com estímulos diversos, nomeadamente a exploração de ações: deslocamento-volta-corrida-Equilíbrio-desequilíbrio-Queda e recuperação. Construção de uma frase de movimento em repetição contínua.

Modelação (em pares) das mesmas frases segundo constrangimentos imaginários.

Trabalho de apreciação das composições sobre a consonância entre os objetivos do exercício e os resultados observados no grupo de colegas.

 


Princípios do contacto-improvisação. Exploração de movimento

13 Fevereiro 2017, 11:30 Rita de Carvalho Duarte Rato

Trabalho individual de exploração de movimento a partir da criação e adaptação de movimento através da mudança de pontos de contacto de diferentes partes do corpo com o chão (deslizar, rodar, empurrar).

Inciciação do movimento por diferentes partes do corpo. 

trabalho a pares: percepção interna do movimento através da alternância de dar/receber o peso e manipular/ser manipulado. 
Trabalho por partes do corpo para a integração do movimento



Abordagem a alguns princípios do contacto-improvisação

10 Fevereiro 2017, 12:30 Rita de Carvalho Duarte Rato

Trabalho individual de escuta do corpo e exploração de movimento a partir de:
Criação e adaptação de movimento através da mudança de pontos de contacto de diferentes partes do corpo com o chão (deslizar, rodar, empurrar).

Percepção da estrutura do corpo através da pele
O chão como receptor e impulsionador do peso
Ênfase no peso e no fluxo do movimento

trabalho a pares: exploração dos pontos de contacto; percepção interna do movimento através da alternância de dar/receber o peso e manipular/ser manipulado



Aula prática de improvisação/composição

8 Fevereiro 2017, 11:30 Maria João Alves

Aula prática de improvisação/composição.

Exercício de emulação. A improvisação individual não estruturada com imitação/emulação pelo grupo. A produção de movimento

 

Bibliografia:

Carter, C. L. (2000). Improvisation in dance. The Journal of Aesthetics and Art Criticism58(2), 181-190.