Sumários

Metodologia - Dúvidas para a realização do Póster

19 Janeiro 2022, 16:00 Ana Santos

Como se estrutura o póster sobre a análise de uma modalidade a partir de da referência bibliográfica - a obra de Andy Miah Olympics Basics.

Importante verificar como as organizações federativas lidaram com o Comité Olímpico Internacional ao longo da sua história, exemplo da FIFA, UCI, Federações de Basquetebol e Ténis entre outras, todas exemplo de anos de ruptura devido à oposição entre amadorismo / profissionalismo - filosofias distintas seguidas, durante anos, pelas diferentes organizações.



 



Metodologia

15 Dezembro 2021, 16:00 Ana Santos

Métodos e Técnicas de recolha de informação. A questão de partida a orientar a recolha, a hipótese de resposta como guia de argumentos que suportam, ou não, o que se pretende demonstrar.
Como se elabora um póster cientifico. Critérios de avaliação.


Corbin & Strauss (2015) Basics of Qualitative Research Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. San Jose University. 4th Edition.

Rose, G. (2007) Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. Sage

TED-TALK:

Dollar Street: Sobre indicadores que mostram como é dificil sustentar dualidades do tipo país pobre / país rico através da metáfora "rua que vais das habitação mais pobre à mais rica". Conclui que este tipo de "ruas" existe em todas as nações.

https://www.ted.com/talks/anna_rosling_ronnlund_see_how_the_rest_of_the_world_lives_organized_by_income?language=pt#t-645856

Sobre Indicadores que comparam o desenvolvimento dos países: demostra como ao longo das ultimas décadas se altera a posição dos países no sentido da melhoria das condições de vida.

https://www.ted.com/talks/hans_rosling_let_my_dataset_change_your_mindset/transcript#t-159252



Legado e Impacto

24 Novembro 2021, 16:00 Ana Santos

Corrupção do COI. Déficits. Despejos e degradação ambiental.

Legados urbanos e ambientais

Evento: gigantismo

Legados económicos

Legados Sociais e Culturais

Olimpíada Cultural

Estudos de Impacto

Desenvolvimento Sustentável


Andranovich, G., Burbank, M.J. and Heying, C.H. (2001) ‘Olympic Cities: Lessons Learned from Mega-Event Politics’, Journal of Urban

Affairs 23(2): 113–31.

Essex, S. and B. Chalkley (1998) ‘Olympic Games: Catalyst of Urban Change’, Leisure Studies 17: 187–206.IOC. (2010) ——(2010d)

IOC Fact Sheet: Legacy. Lausanne: IOC. Available online: http:// www.olympic.org/Documents/Reference_documents_Factsheets/ Legacy. pdf

Kissoudi, P. (2010) ‘Athens’ Post-Olympic Aspirations and the Extent of their Realization’, The International Journal of the History of Sport 27 (16–18): 2780–97.

MacAloon, J. (2002) ‘Cultural Legacy: The Olympic Games as “World Cultural Property”’, in M. Moragas, C. Kennett and N. Puig (eds) The Legacy of the Olympic Games 1984-2000. Lausanne: IOC, pp. 271–8.

Mangan, J.A. (2008) ‘Prologue: Guarantees of Global Goodwill: Post-Olympic Legacies – Too Many Limping White Elephants?’, The International Journal of the History of Sport 25(14): 1869–83.

Moragas, M., Kennett, C. and Puig, N. (eds) (2002) The Legacy of the Olympic Games, 1984–2000. Lausanne: IOC.

Pound, R. (2003) Olympic Games Study Commission. Lausanne: IOC. Available online: http://www.olympic.org/Documents/Reports/EN/

en_report_725. pdf

Preuss, H. (2007) The Impact and Evaluation of Major Sporting Events. London: Routledge.

Rogge, J. (2002) ‘Message from the President of the International Olympic Committee’, in M. Moragas, C. Kennett and N. Puig (eds) The Legacy of the Olympic Games 1984–2000. Lausanne: IOC, p. 13.

Roult, R. and Lefebvre, S. (2010) ‘Planning and Reconversion of Olympic Heritages: The Montreal Olympic Stadium’, The International Journal of the History of Sport, 27(16-18): 2731–47.

 

 

 

 


6. Media e Comunicação

17 Novembro 2021, 16:00 Ana Santos

Contexto histórico.

Amplitude e a complexidade da media olímpica.

Media nos Jogos Olímpicos.

Evolução dos meios de difusão.

Novos media sociais: conflito de narrativas?

As estruturas da media nos Jogos Olímpicos.

Media digital.

Revolução digital olímpica com a profusão dos media sociais e alteração do ethos do jornalista.

 

Dayan, D. and Katz, E. (1992) Media Events. Cambridge, MA: Harvard University Press.

IOC. (2010) IOC Marketing Media Guide. Lausanne: IOC. http://www.olympic.org/Documents/Reports/EN/IOC-MEDIAGUIDE- 2010- EN.pdf

_(2011) Olympic Marketing Fact File. Lausanne: IOC. http://www.olympic.org/Documents/IOC_Marketing/OLYMPIC_ MARKETING_FACT_FILE_2011.pd

_(2011) IOC Social Media, Blogging and Internet Guidelines for Participants and Other Accredited Persons at the London 2012 Olympic Games. Lausanne: IOC. http://www.olympic.org/Documents/Games_London_ 2012/ IOC_Social_Media_Blogging_and_Internet_Guidelines-London.pdf

Kellner, D. (2003) Media Spectacle. London and New York: Routledge.

Lenskyj, H. (2000) Inside the Olympic Industry: Power, Politics and Activism. Albany: State University of New York Press.

_(2002) The Best Olympics Ever? Social Impacts of Sydney 2000. Albany: State University of New York Press.

MacAloon, J. (1984) Rite, Drama, Festival, Spectacle. Rehearsals towards a Theory of Cultural Performance. Philadelphia: Institute for

the Study of Human Issues.

_(1987) This Great Symbol. Chicago: University of Chicago Press.

Min, G. (1987) ‘Over-Commercialization of the Olympics 1988: The Role of U.S. Television Networks’, International Review for the Sociology of Sport 22(2): 137–42.

Moragas, M. (1992) Los Juegos de la Comunicación. Las múltiples dimensiones comunicativas de los Juegos Olímpicos. Madrid:

 


Gestão e Economia

10 Novembro 2021, 16:00 Ana Santos

O gigantismo dos Jogos.

Países participantes e modalidades.

A economia dos Jogos

Solidariedade Olímpica: programas mundiais, apoio a atletas e treinadores, partilha de conhecimento e promoção de valores olímpicos.

Planear e construir as instalações para o evento.

 

DaCosta, L.P. (2002) Olympic Studies: Current Intellectual Crossroads. Rio de Janeiro: University Gama Filho.

IOC. (2011) 2020 Candidature Acceptance Procedure. Lausanne: IOC. Available online: http://www.olympic.org/Documents/ Host_city_elections/2020_CAP. pdf (accessed 21 May 2011)

—(2010) Olympic Charter. Lausanne: IOC. Available online: http://www.olympic.org/Documents/olympic_charter_en.pdf (accessed 21 May 2011).

Olympic Solidarity (2009) Quadrennial Plan. Lausanne: IOC. Available Online: <http://www.olympic.org/Documents/PDF_files_0807/ os_2009_2012_en. pdf>

Payne, M. (2006) Olympic Turnaround. Westport, CT: Praeger.

Preuß, H. et al. (2019) Cost and Revenue Overruns of the Olympic Games 2000–2018, Event- und Impaktforschung, 7 https://doi.org/ 10.1007/978-3-658-24996-0_2

Preuss, H. (2007) The Impact and Evaluation of Major Sporting Events. London: Routledge.

Toohey, K. and Veal, A.J. (2007) The Olympic Games: A Social Science Perspective, 2nd Edition., Wallingford: CABI