Sociedade e Identidade
20 Outubro 2021, 16:00 • Ana Santos
Os Jogos Olímpicos enquanto projeto de formação, contestação e consolidação de identidade.
Análise das narrativas olímpicas sobre questões sociais e identidade: diferença entre narrativas planeadas e não planeadas; formais e informais.
Identidades: universal, olímpica, nacional, regional?
Sediar os Jogos Olímpicos: implicações para a cidade-sede e para a nação.
Jogos Olímpicos enquanto mecanismo de reinvenção de uma cidade.
Dicotomia muitas vezes sobreposta entre a ênfase em processos globais, corporativos e exclusivos / obrigações locais, lideradas pela comunidade e inclusivas dos organizadores dos Jogos.
Cashman, R. (2002) ‘What is “Olympic Legacy”?’, in M. Moragas, C. Kennett and N. Puig (eds) The Legacy of the Olympic Games
1984–2000, Lausanne: IOC, pp. 31–42.
IOC. (2003) Candidature Acceptance Procedure: Games of the XXX Olympiad 012. Lausanne: IOC. Available Online: <http://
www.olympic.org/documents/Reports/EN/en_report_711.pdf (accessed 3 September 2011).
Kruger, A. and Murray, W. (eds.) (2003) The Nazi Olympics: Sport, Politics and Appeasement in the 1930s. Baltimore: University of Illinois Press.
MacAloon, J. (987) This Great Symbol. Chicago: University of Chicago Press.
Maguire, J. (1999) Global Sport: Identities, Societies, Civilizations. Cambridge: Polity Press.
McIntire, M. (2009) ‘National Status, the 1908 Olympic Games and the English Press’, Media History, 15(3): 271–286. Miller, D. (1992) Olympic Revolution: The Olympic Biography of Juan Antonio Samaranch. London: Pavilion.
Moreno, A.B., Moragas, M. and Paniagua, R. (1999) ‘The Evolution of Volunteers at the Olympic Games’, Papers of the Symposium Volunteers, Global Society and the Olympic Movement. Autonomous University of Barcelona. Available online: http:// olympicstudies.uab.es/volunteers/moreno.html (acces- sed 21 May 2011).
Muller, N. (2004) ‘Olympic Education’, The Sport Journal 7 (1). Ver online: http://www.thesportjournal.org/article/olympic-education. Preuss, H. and Solberg, H.A. (2006) ‘Attracting Major Sporting Events: The Role of Local Residents’, European Sport Management
Quarterly, 6(4): 391–411.
Sinclair, I. (2011) Ghost Milk: Calling Time on the Grand Project. London: Hamish Hamilton.